2011/08/17

AIURUOCA: Brigada Matutu detecta e controla incêndio no Parque Estadual da Serra do Papagaio

O incêndio foi detectado por volta das 12:00 no dia 14 de agosto e finalizado na madrugada do dia 15, atingindo a margem esquerda do córrego da Sabina, na Serra do Charco, próximo ao Garrafão. Aproximadamente, 200 ha. (de campos e poucas áreas de mata) foram queimados. O trabalho continuou com a vigilância e conferência visual do alto da Serra.

Os brigadistas da Fundação Matutu ( Aton Wilches, Eden, Gilson Nagel, Guilherme França e Marcel) foram para o local e identifcaram a extensão do incêndio, com uma linha de fogo com mais de 4 quilometros. A brigada utilizou a estratégia de combate localizado, protegendo as matas e monitorando para que o incêndio não causasse maiores danos, além da queima do campo.
Remonta a séculos, nessa região, o uso de queimadas como recurso para brotação de campo para pastoreio, sendo esta a maior causa dos incêndios na Serra do Papagaio. A Fundação Matutu, sabe que é preciso avaliar as circusntâncias e criteriosamente atuar no nível sócio-política apresentada para prevenir e combater eficientemente os incêndios com o apoio direto e constante da comunidade.
De acordo com a atual proposta do governo serão revistos os limites do PESP e priorizados os pagamento das indenizações fundiárias. Ações de impacto positivo para a mudança da “cultura do fogo”, quando unidas às propostas de capacitação e educação para a cidadania no CER-Serra do Papagaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO

Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
LOJA DE NOIVA COMPLETA
Ocorreu um erro neste gadget