2011/06/15

GONÇALVES: Câmara aprova projeto que amplia área urbana em 5 vezes


Objetivo, segundo prefeitura, é conseguir mais verbas federais, mas moradores terão que pagar impostos
Moradores da zona rural de Gonçalves, no Sul de Minas, entraram com uma ação na Justiça contra a prefeitura do município. Eles são contra um projeto de lei que aumenta a área urbana do município em cinco vezes. Quem antes morava na zona rural, de acordo com o projeto, passa a morar no perímetro urbano. A intenção da prefeitura é aumentar a arrecadação do município, porque com a mudança, os novos moradores da área urbana vão precisar pagar impostos.

Os contrários ao projeto fizeram um abaixo assinado e decidiram entrar com uma ação contra a prefeitura para anular a lei. Dentre as falhas apontadas na ação popular, estão o fato da área ampliada atingir uma Área de Presevação Ambiental (APA) e de invadir o território do município de Paraisópolis. Além disso, segundo a ação, não foi feito um estudo de impacto ambiental e o projeto foi apreciado e votado em uma única sessão extraordinária na Câmara. Outro ponto colocado pelos moradores, é que os bairros rurais de Gonçalves não têm a infraestrutura necessária para habitação urbana, como um sistema de tratamento de esgoto.

Com 4.220 habitantes, Gonçalves tem uma área de 187 mil quilômetros quadrados. Além do turismo, a economia é tipicamente rural. Em alguns lugares, cidade e sítios chegam a se confundir. Há quem afirme que a divisão foi feita em função de um loteamento de um grupo paulista que investe no município.

O prefeito de Gonçalves, Luis Rosa, disse por telefone que o aumento da área urbana tem o objetivo de conseguir mais recursos federais. Ele afirma que os recursos serão investidos no turismo e na infraestrutura do município. De acordo com o presidente da Câmara de Gonçalves, José Benedito de Morais, o projeto foi votado em uma sessão extraordinária porque os vereadores aproveitaram a votação de um outro projeto de compra de um ônibus. José Benedito disse ainda que o tempo foi suficiente para os vereadores votarem.

A ação dos moradores de Gonçalves só deve ser julgada em julho, quando o juiz Edberto Benedito dos Reis voltar das férias.Fonte: eptv.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO

Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
LOJA DE NOIVA COMPLETA