2011/06/13

Centro de Referência da Mata Atlântica .


Anastasia anuncia Centro de Referência da Mata Atlântica no Sul de Minas
O governador Antonio Anastasia afirmou neste sábado (11/06), em Pouso Alto (Sul de Minas), que o Governo de Minas vai criar, em parceria com a prefeitura do município e representantes da sociedade civil, o Centro de Referência da Mata Atlântica. O Centro funcionará no Solar dos Barões, casarão histórico do século 19, patrimônio histórico da cidade, que será restaurado. A intenção é que o local seja utilizado para atividades educacionais, pesquisas sobre a Mata Atlântica e trabalhos ambientais e de ecoturismo.

O anúncio foi feito durante a cerimônia de constituição do Consórcio de Ecodesenvolvimento Regional da Serra do Papagaio (CER Serra do Papagaio), que marca o encerramento da Semana do Meio Ambiente. Trata-se do primeiro consórcio público do Brasil voltado para o ecodesenvolvimento e contará, em sua estrutura, com um Conselho Participativo formado por representantes da sociedade civil.

Antonio Anastasia afirmou, durante o evento, que a preservação e conservação do meio ambiente deve se desdobrar em outras ações para o fortalecimento da economia local e do turismo na região.

“Temos certeza que teremos aqui uma reserva modelo, porque hoje a questão ambiental se desdobra muito mais do que a questão da conservação e preservação em si. Nós sabemos que temos atividades econômicas fortíssimas vinculadas a essa preservação. Nós temos o turismo, a pesquisa e, por isso, temos em mãos um patrimônio imensurável que deve ser revertido em prol do povo mineiro. Esse consórcio, portanto, recebe nosso aplauso, o estímulo do governo e, naturalmente, a determinação de fazer todo o possível para que se torne de fato um exemplo para o país”, disse o governador de Minas.

Antonio Anastasia participou da solenidade acompanhado pelo secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, o diretor-presidente do BDMG, Matheus Cotta de Carvalho, o diretor-presidente do IEF, Marcos Affonso Ortiz, prefeitos municipais, deputados estaduais, lideranças locais e ambientalistas. O CER Serra do Papagaio tem como principal objetivo atuar na gestão ambiental integrada e no fomento de atividades econômicas compatíveis com a conservação ambiental do entorno do Parque Estadual da Serra do Papagaio.

O consórcio foi idealizado pela Fundação Matutu e integrado pelas prefeituras das cidades de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto, que atuarão em conjunto no projeto. A sede do CER será em Baependi e o diretor executivo é o procurador do município de Alagoas, Juliano Diniz.

Para o presidente do CER Serra do Papagaio, prefeito de Itamonte Marcos Tridon de Carvalho, a criação do consórcio é um momento histórico para Minas Gerais e o Brasil.

“Nós que vivemos na região sabemos da importância de preservação do meio ambiente. O consórcio nos abre uma porta significativa. Estamos unidos e juntos com a Fundação Matutu para que esse consórcio seja uma referência para o país”, disse o prefeito.

Atividades potenciaisCom a criação do CER Serra do Papagaio, a expectativa é alavancar atividades econômicas, desenvolvidas atualmente em baixa escala pelas comunidades do entorno, seja na área turística ou na produção de mel, queijo, doces e leite. Devido ao clima frio, a região também tem grande potencial de produção de morango, framboesas, ameixas, entre outras frutas.

Outra potencialidade é a produção de óleo, extraído da Candeia, matéria-prima para a produção de protetor solar e creme para combater queimaduras. A Serra do Papagaio é uma das regiões do Brasil onde há grande incidência da Candeia. Já há estudos sobre o manejo da árvore sem agredir o meio-ambiente.

O secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, lembrou que o evento marca o encerramento da Semana do Meio Ambiente. Ele anunciou que o Governo de Minas vai liberar cerca de R$ 300 mil para o desenvolvimento de programas e projetos do CER da Serra do Papagaio.

BarragensO governador Antonio Anastasia disse ainda que autorizou ao Instituto de Gestão das Águas (Igam) estudo para a construção de barragens em municípios e regiões que sofrem os efeitos da chuva, durante o Verão. Para Antonio Anastasia pequenas obras podem evitam grandes transtornos para as comunidades. O primeiro projeto irá contemplar a cidade de Pouso Alto.

O governador também recebeu o título de Cidadão Honorário de Pouso Alto, por solicitação do vereador Wender Evandro Torres (Torresmo), aprovado por unanimidade pelos outros oito vereadores da Casa.

Ponte Rio Verde

O governador Antonio Anastasia foi recebido em Pouso Alto pelo prefeito Vicente Wagner Pereira. O primeiro compromisso da visita foi a inauguração da ponte Prefeito João Bosco Brito Negreiro, sobre o Rio Verde, que liga Pouso Alto a São Sebastião do Rio Verde. Junto ao prefeito de São Sebestião do Rio Verde, José Rabelo de Souza, o governador descerrou placa alusiva à obra O Governo de Minas destinou R$ 2,1 milhões para a construção da ponte sobre o Rio Verde, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG). Com 70 metros de extensão, a ponte liga Pouso Alto a São Sebastião do Rio Verde, na MG 350.
Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO

Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
LOJA DE NOIVA COMPLETA