2011/09/07

Veja dicas sobre acentuação na nova ortografia

Entenda regras de acentuação na nova... Entenda o que muda na regra das consoantes. Veja dicas sobre hífen na nova ortografia

A mudança na ortografia deixou muita gente com cara de ponto de interrogação. Para facilitar a vida de quem ficou com dúvidas, uma série com dicas e lembretes para assimilar as novas regras sem trauma!

Vamos aprender que os ditongos cuja sílaba tônica era ei ou oi perderam o acento agudo.

Agora a grafia correta é “ideia”, “plateia”, “europeia”, “heroico”, “jiboia” ou “apoio” (do verbo apoiar).

Mas, quando a palavra é oxítona ou é um monossílabo tônico, os ditongos abertos éu, éi e ói continuam a receber acentos: papéis, anéis, chapéu, céus, destrói, herói.

Outra dica importante é que o trema caiu. Nada mais de “pontinhos” em palavras como linguiça, cinquenta, aguenta.

É bom lembrar que essas mudanças ortográficas não interferem na pronúncia das palavras.
Roteiro: Professor Eduardo Calbucci.
Para ficar por dentro de todas as mudanças, acesse o site da Brasil Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO

Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
LOJA DE NOIVA COMPLETA