2011/09/17

Estreia da IV Gincana Interescolar do Sul de Minas agita alunos de seis diferentes municípios.

Torcida da E.E.Coronel Ananias de Andrade animada com a participação na gincana.
Foto: Ascom FAI

A equipe do Núcleo de Cultura e Cidadania da FAI (NCC/FAI) recebeu no último sábado, 10 de setembro, com agitação, alegria e entusiasmo os alunos, professores e diretores das escolas participantes na primeira eliminatória da IV Gincana Interescolar do Sul de Minas ocorrida no Ginásio “Alcidão” em Santa Rita do Sapucaí.

As seis escolas participantes da eliminatória de Santa Rita do Sapucaí foram: Escola Estadual Cônego José Eugênio de Faria da cidade de Cachoeira de Minas; Escola Estadual Coronel Ananias de Andrade da cidade de Bom Repouso; Escola Estadual Delfim Moreira da cidade de Virgínia; Escola Estadual João Goulart Santiago Brum da cidade de Natércia; Escola Estadual Major João Pereira da cidade de Itajubá e Escola Estadual Provedor Theófilo Tavares Paes da cidade de Monte Sião.
A IV Gincana Interescolar do Sul de Minas apresenta a tradicional temática adotada e disseminada desde 2005, com o Trote da Cidadania, sendo ela, “Os Oito Jeitos de Mudar o Mundo”, um conjunto de oito macro-objetivos estabelecidos pela ONU a serem atingidos pelos países até 2015, por meio de ações concretas do governo e da sociedade.
Para a realização da primeira eliminatória as escolas participantes tiveram que desenvolver pré-atividades que foram estabelecidas pelo regulamento da gincana como: a arrecadação de alimentos não perecíveis a serem doados para entidades filantrópicas, ou no caso das escolas públicas, serem revertidos para elas mesmas; projeto de alfabetização solidária e uma pesquisa de campo e proposta de plano de ação relacionados com a mortalidade infantil e a saúde das gestantes nos municípios de cada escola participante. As seis escolas arrecadaram o total de 7.753. 53 kg de alimentos que beneficiaram quatro instituições e três escolas.
Outra tarefa desenvolvida pelos alunos foi a campanha de marketing viral com a produção de vídeos destacando o objetivo do milênio - Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento, que foram postados no canal da FAI no Youtube e avaliados pelo número de acessos, autenticidade e criatividade na produção.
Na eliminatória a animação das torcidas das escolas e todo público presente ficou por conta da produtora de São Paulo, WB Eventos, composta pela equipe de produtores e apresentadores, Caco Oliveira, Vagner Silva e Wal Mandaji.
Durante o evento os alunos fizeram apresentação de performances musicais que foram avaliadas por um júri convidado composto pela diretora de Cultura, Lazer e Turismo de Santa Rita do Sapucaí, Fabiana Salgado; pela diretora do Centro de Atendimento Psicopedagógico ao Estudante (CAPE), Andréia Torquato Villela; pelo acadêmico do curso de Pedagogia da FAI e professor de Coral, Nivaldo Galdino junto à professora do curso, Margarete Siqueira; pela professora de dança, Ândrea Falsarella e pela funcionária da FAI, Viviane Souza Borges. Foram também disputadas provas surpresa de conhecimento, habilidade e destreza no Game Show. Das escolas participantes da primeira eliminatória, quatro foram classificadas para a etapa final que acontecerá no dia 1º de outubro em Santa Rita do Sapucaí. Foram elas: 1º lugar- Escola Estadual João Goulart Santiago Brum; 2º Lugar- Escola Estadual Cônego Eugênio de Faria ; 3º Lugar- Escola Estadual Delfim Moreira; 4º lugar - Escola Estadual Coronel Ananias de Andrade. Classificada em quarto lugar para a final da gincana, a diretora da Escola Estadual Coronel Ananias de Andrade, Edmara Andrade, diz em sua terceira participação que sempre apoiou e aprovou a gincana, uma atividade estimulante para os alunos. “Acho excelente a oportunidade de unir os alunos diante de uma competição com filosofia tão construtiva”, afirma. A aluna que cursa o 2° ano do ensino médio na escola, Camila Santos, comenta empolgada “foi muito legal e me diverti bastante, voltamos para a escola muito animados além de termos aprendido muitas coisas novas. Espero que a FAI continue realizando esse trabalho nos próximos anos”.
Carla Silva
Assessora de Imprensa
Setor de marketing e comunicação da FAI
Contato: (35) 3473-3012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO

Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
LOJA DE NOIVA COMPLETA

National Geographic POD