2011/10/26

Teve início a construção da Usina de Triagem e Compostagem de Lixo que irá beneficiar os municípios de Aiuruoca, Carvalhos, Seritinga e Serranos. Após mais de 2 longos anos de muito trabalho, reuniões e discussões técnicas teve início a instalação da UTC em Seritinga.

Idealizado pela Prefeitura de Aiuruoca através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental ainda em 2009, o Consórcio Intermunicipal Para Gestão dos Resíduos Sólicos Urbanos – CONCASS foi criado com o intuito de sanar um grande problema enfrentado pelos quatro municípios: os Resíduos Sólidos Urbanos – RSU. Indo de encontro as políticas Estadual e Federal, os entes federados se uniram para facilidar a gestão dos RSU, gerando menos custos e uma grande eficiência técnica e operacional.
Em março de 2011 o CONCASS, através de seu presidente, Sr. Denys Arantes, Prefeito de Seritinga, assinou um convênio com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD para a instalação da UTC do consórcio. A usina receberá aproximadamente 4,5 toneladas/dia de lixo, será construída no município de Seritinga em local adequado para este fim e após ser devidamente licenciada pelos órgãos ambientais irá gerar receita aos municípios consorciados através do ICMS Ecológico. Com o início da operação da usina, previsto para fevereiro de 2012, será implantada nos Bairros da zona rural de Aiuruoca a coleta regular de lixo. Esta coleta será realizada de acordo com a demanda de cada região.
Uma grande conquista para a atual administração que contou com a dedicação e esforço do Secretário da SEMAD e nosso conterrâneo, Dr. Adriano Magalhães Chaves, que liberou os recursos para a instalação da UTC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO

Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
LOJA DE NOIVA COMPLETA
Ocorreu um erro neste gadget