2011/11/25

IMPORTANTE: RESOLUÇÃO Nº 362/ 2010 DO CONTRAN DE MINAS GERAIS

Começou a vigorar em Minas Gerais no último dia 31 de Outubro, a resolução nº 362/2010 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) que estabelece a obrigatoriedade da classificação de danos em veículos envolvidos em acidentes de trânsito. Os danos sofridos pelos veículos, a partir de novembro serão classificados pelo Policial Militar que registrar o Boletim de Ocorrência, após solicitação do cidadão.

Quando o dano for considerado de média monta, será impedida a transferência do veículo e só será liberado após o responsável consertar o veículo e apresentar as notas fiscais e o veículo para inspeção ao DETRAN. A resolução vale para todos os veículos, inclusive motos, ônibus e caminhões.

Já os veículos classificados com danos de grande monta, só poderão ser transferido para as seguradoras. De acordo com informações da Polícia Militar, essa resolução vai impedir que sejam compradas peças usadas sem prova de procedência e também o comércio de veículos sinistrados, que voltam a circular após o conserto.

O Relatório de Avarias será preenchido pela Polícia Militar, por ocasião da lavratura do Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito (BOAT), mediante avaliação dos danos do veículo acidentado. O preenchimento do Relatório possibilitará a classificação do dano sofrido pelo veículo nas seguintes categorias:


a) Dano de pequena monta.

Não há previsão de medidas administrativas para os veículos com danos classificados nesta categoria.

b) Dano de média monta.

O cadastro do veículo será bloqueado e ficará proibido de circular nas vias públicas, sob pena de infringir o disposto no Art. 230, inciso VIII do CTB. (Art. 3º c/c Art. 4º da Resolução 362/2010-CONTRAN). O desbloqueio será realizado mediante as condições estabelecidas no Art. 6º da Resolução 362/2010-CONTRAN.
Se não recuperados, deverão ter a baixa do registro solicitada pelo proprietário (Art. 6º, § 3º da Resolução 362/2010-CONTRAN).


c) Dano de grande monta.

O veículo com danos classificados nesta categoria:

Terão o cadastro bloqueado e ficarão proibidos de circular nas vias públicas, sob pena de infringir o disposto no Art. 230, inciso VIII do CTB. (Art. 3º c/c Art. 4º da Resolução 362/2010 - CONTRAN).
Serão classificados como IRRECUPERÁVEL, devendo ser procedida a sua baixa no cadastro nos termos do CTB. (Art. 7º da Resolução 362/2010-CONTRAN).
Neste último caso, o proprietário do veículo, ou seu representante legal, poderá apresentar recurso para reenquadramento do dano para “média monta”, sendo necessário, para tanto, o atendimento das exigências previstas no Art. 8º da mesma resolução.
Assessoria de Comunicação Organizacional da 17ª Cia PM Ind MAT
Paz no Trânsito, Natureza Viva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO

Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
LOJA DE NOIVA COMPLETA

National Geographic POD