2011/07/24

Unimed participa do XI Encontro Estadual de Jovens Cooperativistas Mineiros


Cerca de 300 pessoas de aproximadamente 100 cooperativas participaram do Encontro Estadual de Jovens Cooperativistas realizado na cidade de Caxambu de 12 a 15 de julho. A iniciativa focou o desenvolvimento dos jovens a partir da consciência cooperativista que potencialize uma atuação mais comprometida com o segmento, transformando desafios em oportunidades. A edição deste ano teve como tema "Juventude: Participação e Comprometimento - Futuro do Cooperativismo".

Como parte do incentivo à educação cooperativista na Unimed Circuito das Águas, três colaboradores e um filho de médico cooperado participaram do evento: Samara Carvalho, Bruno Henrique, Bruno Lima e Pedro Henrique, respectivamente.

O maior objetivo do Encontro é investir no futuro do cooperativismo preparando novos cooperados e dirigentes para a prática da mútua cooperação. A proposta foi adequada ao tema sugerido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) para as comemorações do 89° Dia Internacional do Cooperativismo, em 2 de julho. Vale destacar que 2011 é considerado Ano Internacional da Juventude.

Troca de experiências

Para Samara Carvalho, que trabalha no setor de Integração da Unimed Circuito das Águas, o evento foi uma oportunidade para ampliar sua visão do que realmente é o cooperativismo. Nas oficinas, a troca de experiências permitiu conhecer a realidade de cooperativas de diferentes ramos, como transportes, crédito, consumo, agricultura e educação. "Essa foi uma oportunidade oferecida aos participantes para a troca de conhecimentos e absorção de conceitos que podem ser aplicados nas cooperativas onde trabalham", relatou a instrutora, Rosângela Caldeira Mendonça.

Durante as atividades, os jovens promoveram uma Feira de Informações e Produtos em que apresentaram o trabalho desenvolvido pelas suas cooperativas e a realidade do local onde a entidade está inserida.

Outro ponto alto do curso foi a participação dos palestrantes Maurício Canguçu e Ilvio Amaral, ambos formados em Educação Artística pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho (FUMA). Na palestra "Palco, Causos e Sucesso", eles mostraram suas próprias trajetórias no segmento de Artes Cênicas com a Cangaral Produções Artísticas. Num animado bate papo com os participantes, Maurício Canguçu e Ilvio Amaral destacaram: "Por meio do trabalho conjunto é possível ter sucesso e realizar sonhos comuns".

Entre os demais temas abordados, Samara destacou a nítida diferença entre as empresas e cooperativas: “enquanto uma cooperativa trabalha pensando no bem coletivo dos cooperados e da comunidade, a empresa visa principalmente o lucro”. Mas, segundo a colaboradora da Unimed, os princípios cooperativistas podem estar presentes também nas empresas, bastando uma adequação no formato do trabalho realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO

Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
LOJA DE NOIVA COMPLETA