2011/07/21

Queimadas provocam interrupções no fornecimento de energia elétrica

Somente no primeiro semestre deste ano, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig registrou 43 interrupções no fornecimento de energia em redes de distribuição provocadas por queimadas, cerca de 14 mil consumidores sem energia

. No mesmo período de 2010, houve 76 interrupções. No entanto, esse número aumenta significativamente na época de estiagem. A partir dos meses de julho e agosto do ano passado, ocorreram 529 desligamentos, que deixaram 433 mil consumidores sem luz. Em 2009, foram 111 interrupções e 117 mil consumidores afetados. O engenheiro Fernando César Bragança, da Cemig, explica que “quando o fogo atinge sedes municipais, vários órgãos públicos de saúde e segurança são prejudicados, pois o tempo de restabelecimento de energia nesses casos é elevado devido aos danos provocados na rede elétrica”. Segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar, em 2010, quase metade das 17.249 ocorrências de incêndio atendidas em Minas Gerais foram em lotes vagos e vegetações, totalizando 8.669 registros. Apenas as cidades de Varginha e Divinópolis foram responsáveis por 3.608 atendimentos em lotes vagos e vegetações. Nas unidades de conservação do Estado e entorno, o Instituto Estadual de Florestas – IEF registrou, só no primeiro semestre deste ano, 1.202 focos de calor. Em 2010, foram detectadas 17.436 ocorrências, mais de quatro vezes o número registrado em 2009, quando ocorreram 4.132 casos.

A Cemig lembra que é proibido o uso de fogo em áreas de reservas ecológicas, preservação permanente e parques florestais. De acordo com a legislação, o indivíduo que cometer o crime ambiental terá que responder a processo, com possibilidade de prisão, e deverá pagar multa pelo dano ambiental causado.

Em caso de incêndios, o Corpo de Bombeiros (193) ou as Brigadas Voluntárias de Combate a Incêndios Florestais devem ser avisados o mais depressa possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO

Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
LOJA DE NOIVA COMPLETA