2011/07/22

Encontro Estadual de Jovens em Caxambu.

Aconteceu em Caxambu o XI Encontro Estadual de Jovens Cooperativistas Mineiros


Cerca de 300 pessoas de aproximadamente 100 cooperativas participaram do Encontro Estadual de Jovens Cooperativistas realizado na cidade de Caxambu de 12 a 15 de julho.

A iniciativa focou o desenvolvimento dos jovens a partir da consciência cooperativista que potencialize uma atuação mais comprometida com o segmento, transformando desafios em oportunidades. A edição deste ano teve como tema "Juventude: Participação e Comprometimento - Futuro do Cooperativismo".
Como parte do incentivo à educação cooperativista na Unimed Circuito das Águas, três colaboradores e um filho de médico cooperado participaram do evento: Samara Carvalho, Bruno Henrique, Bruno Lima e Pedro Henrique, respectivamente.

O maior objetivo do Encontro é investir no futuro do cooperativismo preparando novos cooperados e dirigentes para a prática da mútua cooperação. A proposta foi adequada ao tema sugerido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) para as comemorações do 89° Dia Internacional do Cooperativismo, em 2 de julho. Vale destacar que 2011 é considerado Ano Internacional da Juventude.

Troca de experiências

Para Samara Carvalho, que trabalha no setor de Integração da Unimed Circuito das Águas, o evento foi uma oportunidade para ampliar sua visão do que realmente é o cooperativismo. Nas oficinas, a troca de experiências permitiu conhecer a realidade de cooperativas de diferentes ramos, como transportes, crédito, consumo, agricultura e educação. "Essa foi uma oportunidade oferecida aos participantes para a troca de conhecimentos e absorção de conceitos que podem ser aplicados nas cooperativas onde trabalham", relatou a instrutora, Rosângela Caldeira Mendonça.

Durante as atividades, os jovens promoveram uma Feira de Informações e Produtos em que apresentaram o trabalho desenvolvido pelas suas cooperativas e a realidade do local onde a entidade está inserida.

Outro ponto alto do curso foi a participação dos palestrantes Maurício Canguçu e Ilvio Amaral, ambos formados em Educação Artística pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho (FUMA). Na palestra "Palco, Causos e Sucesso", eles mostraram suas próprias trajetórias no segmento de Artes Cênicas com a Cangaral Produções Artísticas. Num animado bate papo com os participantes, Maurício Canguçu e Ilvio Amaral destacaram: "Por meio do trabalho conjunto é possível ter sucesso e realizar sonhos comuns".

Entre os demais temas abordados, Samara destacou a nítida diferença entre as empresas e cooperativas: "enquanto uma cooperativa trabalha pensando no bem coletivo dos cooperados e da comunidade, a empresa visa principalmente o lucro". Mas, segundo a colaboradora da Unimed, os princípios cooperativistas podem estar presentes também nas empresas, bastando uma adequação no formato do trabalho realizado.
Fonte: Jornal Regional.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO

Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
LOJA DE NOIVA COMPLETA