2014/06/27

POUSO ALEGRE: Com o slogan Semeando empreendedores, Faitec realizará a 25ª edição

“Semeando empreendedores.” Este é o slogan da Faitec 2014 - Feira de Tecnologia da FAI - que este completa 25 anos. São anos de história para ser resgatada, pelo menos em parte. É o que relata a coordenadora de logística da Feira, professora Silvana Lima: “Vamos nos empenhar para fazer um levantamento de projetos apresentados pelos alunos durante estes anos que se transformaram em empresas, sejam elas de produtos ou de serviços. Pretendemos apresentá-los na Feira deste ano, afinal fazer 25 anos justifica uma retrospectiva dos cases de sucesso.”
Considerada a vitrine da FAI, a Faitec começou timidamente nas salas de aulas no campus da Faculdade, depois mudou de endereço para a região central da cidade e desde 2007, ocupa todo o espaço do Ginásio do Alcidão. E está ficando apertado. Afinal são cerca de 90 stands que agregam projetos dos alunos dos cursos ministrados pela FAI e, este ano, projetos também do recém-criado, Engenharia de Produção. E há ainda os espaços cativos para instituições de ensino técnico convidadas: ETE, Impetec/Pouso Alegre e Colégio Tecnológico, este último, ligado à mesma mantenedora da FAI.
Mas para fazer parte da lista de projetos aprovados, os alunos encaram um longo processo que tem início no primeiro dia letivo. São várias etapas dentro da rotina acadêmica do curso, até que o grupo - em sua maioria composto por mais de três alunos - receba o parecer positivo da banca de avaliadores que sinaliza a aprovação para a Feira. Mais da metade dos projetos inscritos ficam de fora. Isto não quer dizer que não tenham qualidade. É só uma questão de filtro, parte do processo. E para aqueles selecionados, todo esforço é compensado. Apresentar um trabalho na Faitec é estar antenado às novas tecnologias, às novas tendências do mercado, é ser inovador, empreendedor. E é esta a filosofia da Faitec, ser um canteiro fértil a semear talentos para o competitivo e vasto mercado de trabalho.
Para colocar este evento em pé, que integra a lista das importantes feiras acadêmicas da região e do Estado, é necessário a mobilização de toda a Instituição. E neste quesito, a comunidade FAI se empenha demais. E os preparativos já começaram. A Faitec acontece de 22 a 24 de outubro de 2014.

Os precursores

A Faitec foi criada na gestão do diretor, professor Benedito Márcio Magalhães (à direita). O professor Roberto de Souza Porto (à esquerda) fez parte da comissão organizadora desde o início. Eles contaram que a Feira foi criada inicialmente com foco nos alunos do curso de Processamento de Dados, hoje Sistemas de Informação. O professor Evandro Luís Brandão também foi um dos pioneiros. Tempos depois, o curso de Administração, sob a coordenação da professora Simone Rieth, incorporou à Feira e mais recentemente, o curso de Pedagogia. Neste ano, irão participar também os alunos do recém-criado curso Engenharia de Produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO

Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
LOJA DE NOIVA COMPLETA