2014/06/27

Mais de cem mil famílias do Sul de Minas são beneficiadas com a Tarifa Social da Copasa

O programa Tarifa Social da Copasa já chegou a 103.921 famílias beneficiadas, em 99 municípios do Sul de Minas. Em Heliodora, cidade com pouco mais de seis mil habitantes, 610 estão inscritas no programa. A família da dona de casa Maria Isabel Natali dos Santos, 54 anos, é uma delas. Viúva, Maria Isabel mora com dois filhos e conta que apenas um deles trabalha, pois o outro ainda é menor de idade. “Eu sou beneficiada com a Tarifa Social há quase vinte anos e a minha conta hoje não chega a 30 reais por mês”, disse ela.

Segundo informações da Copasa Maria Isabel consome, em média, entre 12 e 13 metros cúbicos de água por mês. Para pagar a conta referente aos últimos 30 dias, por exemplo, ela vai ter que desembolsar 28,63 reais. Sem a Tarifa Social teria que pagar 38,54 reais.

Para obter o benefício, a família precisa comprovar renda de até meio salário mínimo por pessoa. O gerente da Divisão de Acompanhamento, Programação e Gestão Sul, Alceu Gaiga, explicou que para ser beneficiário da Tarifa Social é preciso se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). “É importante que estas famílias se inscrevam e usufruam desse benefício”, afirmou.

Alceu Gaiga ressaltou que o diferencial da Tarifa Social está no fato de o programa atender famílias de baixa renda, dando a elas acesso à água de qualidade e aos serviços de esgotamento sanitário da Copasa. “A vantagem é que quem economiza e consome menos água tem maior desconto, dentro da lógica do consumo consciente da água, já que estamos falando de um recurso que é finito e é um bem coletivo”, finalizou.

20 anos


O Programa Tarifa Social da Copasa completa 20 anos este ano, com 784 mil famílias beneficiadas em todo o Estado. Os usuários podem ter o valor da conta de água e esgoto reduzido em até 40%, dependendo do consumo, conforme demonstrado na tabela abaixo:

Faixa de Consumo Redução %
Até 6 m³ 40%
> 6 a 10 m³ 20%
> 10 a 15 m³ 10%
Acima de 15 m³ 0%


No caso, por exemplo, de um imóvel enquadrado na Tarifa Social que utilize 18 m³ no mês, a redução será de 10%. Para os 3 m³ restantes, não incidirá qualquer redução. O intervalo entre 10 a 15 m³, terá redução de 10%. Para a faixa de consumo entre 6 a 10 m³, a redução será de 20%. A tarifa de consumo mínimo, que vai até 6 m³, terá um desconto de 40%, em relação à categoria residencial.

De acordo com a Copasa, o programa atende os requisitos estabelecidos pela Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG).

Como se inscrever

Os procedimentos de inscrição são simples: as pessoas devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade e preencher um formulário. Depois, basta comparecer à agência de atendimento da Copasa mais próxima a sua casa com o CPF, documento de identidade ou título de eleitor e uma fatura de água/esgoto. Se a fatura não estiver em nome do beneficiário, é preciso apresentar algum documento que comprove vínculo ao imóvel (guia do IPTU, registro de imóvel, contrato de compra e venda ou contrato de locação) e solicitar a transferência do nome do cliente. Este documento deve estar em nome de algum membro do grupo familiar do beneficiário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO

Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
LOJA DE NOIVA COMPLETA