2013/09/25

Tecnologia de manejo para as lavouras de café em Monsenhor Paulo é modelo para agricultores da região

Cerca de 60 produtores de café de Claraval e Carmo do Rio Claro realizaram uma visita técnica a propriedades rurais de agricultores familiares no município de Monsenhor Paulo, para conhecer a forma de manejo das lavouras adotada pelos produtores de café do município. A iniciativa foi da unidade Regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais(Emater-MG), no município de Passos, região sudeste de Minas.

O objetivo, foi a troca de experiências e o conhecimento do modelo de agricultura desenvolvido pelos cafeicultores de Monsenhor Paulo. Segundo explicou Alice Soares, coordenadora técnica da regional, “o acontecimento possibilitou aos agricultores a oportunidade de conhecerem e discutirem alternativas de produção a serem adotadas para garantir a qualidade do produto e minimizar o uso de agrotóxicos”. Ela completou ainda que “solo sadio, gera planta sadia”.

Desde 2007, sob a orientação técnica da Emater-MG, os agricultores puderam aperfeiçoar o manejo de suas lavouras, utilizando as recomendações decorrentes de análises do solo, que até então era pouco comum, e da folha, que sequer era considerado. Os resultados dessas análises possibilitam a definição mais precisa da quantidade e do tipo de adubo que a planta necessita para melhorar o desenvolvimento. De acordo com o técnico local da Emater-MG, Donizete Couto, “o principal motivo da escolha de Monsenhor Paulo para a realização da visita foi o alto índice de agricultores do município que fazem uso dessa técnica de manejo”.

Segundo o extensionista local de Claraval, Enes Pereira Barbosa, “os participantes de Claraval demonstraram enorme satisfação com a experiência. Alguns, inclusive, já começaram a praticar a nova forma de manejo, analisando o solo e a folha,” relatou. O produtor rural, Nilton Francisco de Oliveira confirmou o relato: “já iniciamos o trabalho com a análise do solo e faremos a primeira adubação para equilibrar os nutrientes da terra. A folha será examinada em outubro e, a partir daí, saberemos as deficiências da planta, podendo buscar melhorias na qualidade do produto, o que consequentemente reduz os custos de produção”, explica.

A visita aconteceu no dia 17 de setembro e contou com a parceria das Prefeituras Municipais de Claraval e Monsenhor Paulo. Além da coordenadora técnica da regional, estiveram presentes os extensionistas de Claraval, Carmo do Rio Claro e de Monsenhor Paulo. A abertura oficial da visita contou com a paricipação do prefeito de Monsenhor Paulo, Marco Antônio Muniz de Oliveira e o vice, Hercílio Firmiano Neto.

Assessoria de Comunicação da Emater-MG
Unidade Regional de Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO

Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
LOJA DE NOIVA COMPLETA

National Geographic POD