2013/09/26

JORNAL IMPRESSO EM PAPEL ESTÁ COM OS DIAS CONTADOS. Estudo estima ano da morte dos jornais impressos no Brasil

Em pouco tempo será marcado um momento importante para a história dos jornais no Brasil. É o que aponta recente estudo realizado pela Future Exploration Network. De acordo com o centro de consultoria americana, logo não haverá mais diários impressos em muitos países.

O Jornal Mais entrou para a lista dos extintos no mês passado. Segundo o levantamento, o fim dos jornais chegará primeiro aos Estados Unidos, que não deverá mais trabalhar com a mídia. Já a Argentina resistirá mais ao fim, que deve acontecer um pouco mais tarde. Mais de 20 países fazem parte do estudo.

Para o Future Exploration Network, existem motivos para que a "crise" coloque fim nos impressos. Nacionalmente falando, a previsão será confirmada de acordo com o desenvolvimento econômico, urbano e desigualdade de riqueza. Outros fatores determinantes são: absorção da tecnologia, desenvolvimento da banda larga, penetração de smartphones e tablets, receita de publicidade no jornal, suporte para a mídia, censura e comportamento do consumidor.

Em termos globais, o que vai pesar é o aumento de custo na fabricação de e-readers, tablets e smartphones. Além do desenvolvimento do papel digital, modernização de mecanismos digitais, tendências de publicidade e mudança na produção e custos do jornal.

Nos últimos anos, o Brasil presenciou a morte de alguns impressos, como o Jornal da Tarde, Marca Brasil e Mais Esportes, que foram extintos, e o Jornal do Brasil, que deixou de circular a versão impressa para apostar apenas no digital.

Aqui no Sul de Minas, o primeiro Jornal que aboliu o jornal de papel impresso, foi o SUL MINEIRO, que optou pela internet e está fazendo o maior sucesso, com mais de 5.000 visitas diárias, destaque absoluto da região. Como sempre com um jornalismo imparcial e transparente, tudo isto aconteceu de maneira tranquila e trazendo um grupo de leitores diários sempre fiéis.

O Jornalista do Sul Mineiro Jaime Teixeira de Andrade Filho ressalta que hoje o leitor está atento a todas as mudanças e sempre mais exigentes, pois a notícia tem que ser imediata, por isso o sucesso do site SUL MINEIRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO

Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
LOJA DE NOIVA COMPLETA