
Os 53 municípios da jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre iniciam nesta semana o Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal, que tem por objetivo avaliar as coberturas vacinais pós-campanha de Multivacinação, que teve o dia 24 de Agosto como o dia "D" da campanha.
O monitoramento constitui na avaliação em domicílio do cartão de vacina das crianças de dois meses a menor de cinco anos, com foco nas vacinas Pneumocócica e Meningocócica C. Os agentes de saúde vão visitar as famílias e, se na residência houver uma criança que não tenha recebido alguma vacina, será registrada a situação, além do motivo pelo qual a criança não a tomou, se foi por falta de vacina, porque os responsáveis não tiveram tempo de levá-la a um Posto de Saúde ou se a criança teve alguma reação anterior à vacina e esta receberá a vacina no momento da realização do monitoramento.
Este procedimento se tornou uma rotina após a campanha e é necessário para conferir se o número de vacinas registrado nos dias da multivacinação confere com a situação real, sendo importante para a definição ou redefinição das ações de vacinação, melhorando as coberturas vacinais.
Preparação para o monitoramento
No ultimo dia 30, os coordenadores de imunização dos 53 municípios da jurisdição da SRS participaram de uma reunião organizada pela Coordenadora de Imunização da SRS/PA, Irene Podversek Reis, na qual receberam instruções para a realização do Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal.
Durante a reunião, o Superintendente, Gilberto Carvalho Teixeira, agradeceu os municípios pelo trabalho desenvolvido na Campanha de Multivacinação e ressaltou a importância da atuação dos profissionais de saúde, agora empenhados nas ações de monitoramento para a constante melhoria das coberturas vacinais.
Por Hugo Ferreira e Panmela Oliveira
Ascom-SRS/PA
Nenhum comentário:
Postar um comentário