2013/09/09

Municípios da jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre iniciam Monitoramento de Cobertura Vacinal



Os 53 municípios da jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre iniciam nesta semana o Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal, que tem por objetivo avaliar as coberturas vacinais pós-campanha de Multivacinação, que teve o dia 24 de Agosto como o dia "D" da campanha.

O monitoramento constitui na avaliação em domicílio do cartão de vacina das crianças de dois meses a menor de cinco anos, com foco nas vacinas Pneumocócica e Meningocócica C. Os agentes de saúde vão visitar as famílias e, se na residência houver uma criança que não tenha recebido alguma vacina, será registrada a situação, além do motivo pelo qual a criança não a tomou, se foi por falta de vacina, porque os responsáveis não tiveram tempo de levá-la a um Posto de Saúde ou se a criança teve alguma reação anterior à vacina e esta receberá a vacina no momento da realização do monitoramento.

Este procedimento se tornou uma rotina após a campanha e é necessário para conferir se o número de vacinas registrado nos dias da multivacinação confere com a situação real, sendo importante para a definição ou redefinição das ações de vacinação, melhorando as coberturas vacinais.

Preparação para o monitoramento

No ultimo dia 30, os coordenadores de imunização dos 53 municípios da jurisdição da SRS participaram de uma reunião organizada pela Coordenadora de Imunização da SRS/PA, Irene Podversek Reis, na qual receberam instruções para a realização do Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal.

Durante a reunião, o Superintendente, Gilberto Carvalho Teixeira, agradeceu os municípios pelo trabalho desenvolvido na Campanha de Multivacinação e ressaltou a importância da atuação dos profissionais de saúde, agora empenhados nas ações de monitoramento para a constante melhoria das coberturas vacinais.
Por Hugo Ferreira e Panmela Oliveira
Ascom-SRS/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO

Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
LOJA DE NOIVA COMPLETA