2013/09/09

Presídio de Itajubá inaugura galpão de trabalho de 600 metros quadrados


Um galpão de 600 metros quadrados será o local de trabalho de cerca de 80 detentos do Presídio de Itajubá, no sul de Minas, a partir desta quinta-feira (05.09). O espaço, inaugurado nesta tarde dentro da unidade prisional, será destinado à produção de estruturas metálicas para as construções civil e pesada. O Parque dos Atletas, sede das Olímpiadas de 2016, no Rio de Janeiro, e o Centro Administrativo do Distrito Federal, em Brasília, serão alguns dos projetos erguidos com as armações confeccionadas pelos internos.

Segundo o superintendente de Atendimento ao Preso, Helil Bruzadelli, a construção do galpão de trabalho cria oportunidades concretas de empregabilidade para os detentos, dando a eles grandes chances de inserção no mercado de trabalho ao terminarem de cumprir a pena. “Essa inauguração é a realização efetiva de um sonho e, sem dúvida, é um exemplo da política de ressocialização empregada pelo Estado”, ressalta.

O diretor geral do presídio, Rodney Pinto, explica que todos os detentos que trabalharem no galpão receberão o equivalente a ¾ do salário mínimo, valor que será pago pela empresa parceira da unidade, a Truss Armações Metálicas, de Itajubá. Os presos ainda têm direito à remição de pena. A cada três dias trabalhados, um é retirado da sentença a ser cumprida, de acordo com a Lei de Execução Penal.

A mão-de-obra de 15 detentos foi utilizada para erguer o galpão. O espaço começou a ser construído em abril deste ano. “Com a previsão de uma média de produção de seis toneladas de armações por dia, o espaço já pode ser considerado uma importante frente de trabalho para toda a região”, destaca o diretor Rodney.

Incentivo

O presídio desenvolve diversas ações de ressocialização. Atualmente, 80 presos estudam e quase 200 trabalham na unidade. A mão-de-obra de alguns internos é disponibilizada para o asilo Lar da Providência, que funciona no município, e para reformas e construções de casas de famílias carentes da região. O estabelecimento prisional ainda mantém parcerias com as prefeituras de Itajubá e Piranguinho, por meio das quais os detentos fabricam artefatos de cimento e auxiliam na realização de obras públicas.

Assessoria de Comunicação Social da Seds
Secretaria de Estado de Defesa Social
(31) 3915-5553/5552/5544/5543

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO

Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
LOJA DE NOIVA COMPLETA