2014/08/04

Proibição às galinhas cria polêmica e divide cidade no sul de Minas Gerais

Na pequena cidade de Muzambinho, a vigilância sanitária deu prazo para que os donos de galinhas que moram na área urbana se livrem delas.

Em Muzambinho, pequena cidade do sul de Minas Gerais, município mineiro com pouco mais de 20 mil habitantes, uma tradição pode estar com os dias contados. Por lá, agora é lei: "Em nenhuma hipótese, será permitida a criação ou engorda de suínos e aves no perímetro urbano do município, assim como manter animais soltos em vias públicas".

A vigilância sanitária deu prazo até outubro para que os donos de galinhas que moram na área urbana se livrem delas. E vai ter multa.

Mas por que essa lei? Com a palavra, o prefeito de Muzambinho, Ivan de Freitas: “Houve uma denúncia. Eles foram reclamar na Vigilância Sanitária. Um vizinho incomodado com o canto do galo cantor e o cheio”, explica o prefeito.

É caso de saúde pública. Mas e agora? Em Muzambinho quase todo mundo cria galinha no quintal.

A cidade está dividida. “Na minha opinião, não tem problema nenhum”, diz uma moradora.

“Eu acho, assim, que não é proibido, mas quer ter, arruma um lugarzinho para ter em um lugar que não seja dentro, na zona urbana”, diz outra.

“Pensa bem! Se tirar as galinhas do povo aqui, daqui uns dias começa o hospital encher mais, porque é uma terapia para as pessoas”, afirma Claudio.

Dona Ocília também ficou triste com a notícia. “Tirou o sono, tirou apetite, deu até dor no coração”, ela revela.

“Nós fomos, levamos aí a uma condição de conhecimento nacional por causa da galinha. E eu até vou mandar fazer um carimbo: ‘Galinha de Muzambinho’. Vai custar muito mais caro lá fora”, brinca o prefeito.

Com carimbo ou sem carimbo, fato é que, se a lei for mantida, as galinhas de Muzambinho terão de dar um jeito de fugir, como no filme "A Fuga das Galinhas". Caso contrário, o destino delas pode ser fatal.
FONTE: G1 SUL DE MINAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO

Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
LOJA DE NOIVA COMPLETA
Ocorreu um erro neste gadget