2014/05/14

Encontro debate implantação de Conselho Municipal antidrogas


O encontro, realizado no dia 09 de maio no hotel Glória em Caxambu, contou com participação de representantes de municípios do Circuito das Águas e marca o inicio de um novo processo, que é o fortalecimento e a criação dos conselhos municipais de política sobre drogas entre os 38 municípios da micro-região.
O evento, uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social de Caxambu, reuniu especialistas de diversos segmentos da sociedade para debater as atuações dos Conselhos Municipais antidrogas. O Conselho, entre outras atribuições, é responsável por propor políticas públicas sobre as drogas em consonância com as diretrizes federais e estaduais
Na mesa para a abertura dos trabalhos a presença do prefeito Jurandir Belini, do Presidente do CONEAD/MG Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas Dr. Aloísio Andrade, Néia Belini, Secretária Municipal de Promoção Social, Cristiane Barcia, primeira dama de São Lourenço representando o Executivo Municipal e o Vereador Fábio Curi representando o Legislativo caxambuense.
Quem abriu os trabalhos foi Dr. Aloísio Andrade, contando um pouco sobre o histórico do sistema estadual de políticas antidrogas. Em seguida Cláudia Pereira de Cristo representando os Conselhos Municipais, falou da importância dos mesmos nos municípios.
Na programação os palestrantes discorreram sobre diversos temas, entre os quais “O papel do Ministério Público na implantação dos Conselhos Municipais”, apresentado pelo Dr. Jorge Tobias Coordenador do Ministério Público no Combate ao Tráfico de Drogas.
Já o representante da Policia Militar Major Hudson Ferraz falou sobre o trabalho do PROERD na prevenção ao uso de drogas.
As apresentações contaram ainda com a participação da representante da Vigilância Sanitária Estadual Srª. Ana Virgínia Rodrigues, do representante do Lions Clube Sr. Hamilton Siqueira e do vice-presidente do CONEAD/MG Onésimo Aguiar.
Após as palestras o público presente, formado por cerca de 150 pessoas de diversas entidades e instituições, pôde apresentar sugestões, fazer perguntas e compartilhar experiências.
“Estes conselhos devem ter como meta trabalhar na prevenção, no tratamento, na repressão, e na inclusão social. Este é um processo comunitário e governamental visando criar e fortalecer tais conselhos e suas futuras ações. Para cada uma delas existe a necessidade de um diagnóstico que se faça uma análise de qual setor está mais fragilizado e qual é o ponto a ser trabalhado. A partir daí é necessário criar um plano de metas e de ação e aí sim fazer a viabilização financeira para que as ações sejam implantadas” – afirma Dr. Aloísio Andrade.
O Presidente do CONEAD/MG explicou ainda que a partir deste evento, conta com os diversos segmentos da sociedade para a efetivação dos Conselhos nos municípios que se fizeram representar nesta primeira etapa.
O primeiro encontro foi realizado em Caxambu graças a iniciativa do Sr. Onésimo Aguiar, vice-presidente do CONEAD/MG que conheceu o Prefeito Jurandir e a primeira dama Néia Belini na Secretaria de Obras do Estado de Minas Gerais e na oportunidade falou sobre o trabalho do CONEAD/MG o que imediatamente foi assimilado pelo Chefe do Executivo Municipal que proporcionou a realização do encontro.
A Secretária de Ação Social da Prefeitura de Caxambu Néia Belini afirmou em sua fala final que Caxambu irá implantar seu Conselho e atuar de forma constante no combate às drogas.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL/ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO

Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
LOJA DE NOIVA COMPLETA