2011/12/01

Seds inaugura fábrica de blocos Presídio de São Lourenço .

Detentos do Presidio de São Lourenço, no Sul de Minas, ganharam a oportunidade de aprender um ofício e a chance de ter uma nova vida depois de cumprida a pena. Na manhã desta terça-feira (29), a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) inaugurou, na unidade prisional, uma fábrica de blocos. Ela é composta por um galpão de cerca 90 metros quadrados, uma saleta que serve de escritório e um local para guarda de materiais de trabalho.

A iniciativa é resultado da assinatura de um Termo Cooperação Técnica (TCT) entre a Seds, por meio do programa Trabalhando a Cidadania da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), com a Prefeitura Municipal e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Socioambiental da Microrregião de São Lourenço (Cidesea). Os recursos para construção da fábrica foram doados pela prefeitura e a obra realizada com a com mão de obra dos presos. O maquinário, cedido pela Seds, consiste em uma betoneira, uma prensa e uma mesa vibratória.

Ressocialização

No evento de inauguração, o secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, disse que a ressocialização dos presos é uma das prioridades da gestão atual, e que a inauguração da fábrica de blocos é a prova de que é possível tratar os sentenciados com dignidade. “O Governo de Minas tem investido muito para que os detentos possam trabalhar e estudar. E essa parceria do Presídio de São Lourenço com o Consórcio de Municípios é a mostra do que tem sido feito”, destacou.

De acordo com o subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade de Oliveira, a fábrica representa a continuidade da humanização do sistema prisional. “Esse evento demonstra que a sociedade acredita e está envolvida nesse trabalho“, disse.

Fabricação

Toda a produção dos blocos será utilizada na pavimentação de ruas do município de São Lourenço e também das cidades integrantes do consórcio. Nesta primeira fase, cinco detentos foram capacitados e desenvolverão o trabalho na fábrica. O grupo de presos será dividido em dois turnos diários de trabalho, sendo um das 7h às 12h e outro das 13h às 18h. Pelo trabalho, eles receberão três quartos do salário mínimo e remição de pena. A intenção da parceria é aumentar, no próximo semestre, para 15 o número de sentenciados trabalhando no local.

A receita para preparar os blocos, Francisco Carlos Pereira, de 40 anos, interno da unidade, já aprendeu. Segundo ele, a mistura de quatro latas de areia, duas latas de pó de pedra e duas de pedresco, mais uma lata de cimento e dez litros de água devem ser colocados com cuidado para que a massa não fique nem muito molhada e nem muito seca. “O que eu quero agora é aperfeiçoar o que aprendi para quando deixar a unidade ser visto com bons olhos pela sociedade e ter uma nova chance na vida.”

Parceria

Hoje, o Presídio de São Lourenço conta com cinco empresas parceiras na área de produção que oferecem trabalho a 40 presos.“A nossa intenção é evitar a ociosidade dos reeducandos. A partir de dezembro de 2011, serão oferecidos aos detentos cursos profissionalizantes na área de recursos humanos, turismo e hotelaria, artes plásticas e auxiliar administrativo”, disse o diretor-geral da unidade, Carlos Alfredo Sales.FONTE:PORTAL SERRA DAS PAGUAS E AGÊNCIA MINAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO

Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
LOJA DE NOIVA COMPLETA