2014/02/26

Aconteceu nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2014 no Centro de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA), o “Seminário Nacional de Inovação e Governança em Tecnologia da Segurança Pública”

O evento foi promovido pela Polícia Militar em parceria com a Universidade Federal de Lavras e contou com a presença de várias autoridades dentre elas, o Coronel Márcio Martins Sant´Ana, Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel PM Luís Rogério de Assis, Comandante da 6ª Região da Polícia Militar, o Dr. Jésus Trindade Barreto Júnior, Chefe Adjunto Institucional da Polícia Civil de Minas Gerais, o Prefeito de Lavras Dr. Marcos Cherem, o Promotor de Justiça Dr. Eduardo de Paula Machado, o Cel PM Edvaldo Piccinini, Vereador na cidade de Belo Horizonte, o Cel PM César Braz Ladeira, Presidente da União dos Militares de Minas Gerais (UMMG), o Cel PM Célio Fonseca Furtado, Presidente do Núcleo da UMMG-Lavras, o General de Brigada Luiz Carlos Pereira Gomes, Comandante da Escola de Sargentos das Armas (ESA), do Ten Cel PM Antônio Claret dos Santos, Comandante do 8º Batalhão, dentre outras.

Na abertura oficial do evento, ocorrida no dia 20, o Magnífico Reitor da UFLA, Dr. José Roberto Soares Scolforo, deu as boas vindas a todos, ressaltando a importância da parceria entre UFLA/PMMG, destacando que a Universidade é a primeira universidade do Brasil a ter um Posto de Policiamento da Polícia Militar dentro do seu campus, e que se hoje essa parceria acabasse teria um grande problema para resolver, pois os mais de 13 mil alunos que ali estudam seriam os primeiros a reivindicar a permanência da PM dentro do campus tendo em vista a grande aceitação e a segurança que a PM tem ofertado a todos. O Comandante da 6ª Região da Polícia Militar, Coronel Luís Rogério, dirigiu suas palavras de boas vindas ao público presente e também enfatizou a exitosa e salutar parceria entre a Polícia Militar e a UFLA.

Na sequência o Coronel Márcio Martins Sant´Ana, Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, proferiu uma palestra sobre a “Inovação e Governança na Polícia Militar de Minas Gerais”.

Em seguida o público presente assistiu à palestra do Chefe Adjunto Institucional da Polícia Civil de Minas Gerais, Dr. Jésus Trindade Barreto Júnior, intitulada “Inovação e Governança na Polícia Civil de Minas Gerais”.

Na parte da tarde, foi a vez do empresário e analista de sistemas de informação, Coronel da Reserva do Exército, especialista em armamento, guerra eletrônica, governança, riscos e compliance, Sr. João Rufino de Sales a ministrar a palestra sobre o “Sistema Integrado de Segurança Pública Móvel”.

“Netnografia e o Monitoramento das Mídias Sociais: Contribuições para a Articulação dos Sistemas de Segurança Pública no Brasil”, foi o tema da apresentação do Ten Cel Humberto Sá Garay, Ex-Comandante da Academia de Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Mestre em Ciências Criminais – PUC/RS, Especialista em Políticas e Gestão de Segurança Pública – UFRGS.

Já o Coronel, Paulo Leonardo Benício Praxedes, Assessor de Tecnologia da Informação da Coordenadoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos do Ministério Público de Minas Gerais, explanou sobre “As Mídias Sociais na Promoção da Segurança Pública”

Fechando o primeiro dia de trabalho, o Coordenador do Sistema de Segurança e Credenciamento do Departamento de Segurança da Informação do Gabinete de Segurança Institucional da República, General Marconi dos Reis Bezerra, apresentou o tema “Segurança e Defesa Cibernética no Contexto da Administração Pública Federal”

No dia 21 os participantes do seminário assistiram a seis novas palestras. O Ten Cel PM Antônio Claret dos Santos, Comandante do 8º Batalhão abriu os trabalhos proferindo a palestra “Planejamento estratégico, Software Executivo, Qualidade no Atendimento e Inovação aberta aos novos conceitos aplicados na Segurança Pública no 8º BPM”.

Na sequência o público assistiu às palestras “Parcerias Públicas e Privadas na Segurança Pública”, proferida pelo Chefe da Divisão de Ensino da Polícia Militar de Santa Catarina, Ten Cel PM João Alfredo Ziegler, “A Inteligência de Segurança Pública (ISP): Essência para a inovação e governança e Segurança Pública”, ministrada pelo Ten Cel PM Antônio José Martins Fernandes, Seção de Inteligência do Estado Maior da Polícia de Minas, “Designer contra o Crime”, ministrada pelo Coordenador da Unidade de Inovação e Design da Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos – Apex Brasil, Sr. Marco Aurélio Lobo, e “Superando o Mito do Espantalho – Uma Polícia Orientada para a Resolução dos Problemas de Segurança Pública” apresentado pelo Maj PM Jorge Eduardo Tasca, membro do Estado-Maior da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e doutorando em Engenharia de produção da UFSC.

Encerrando o ciclo de palestras, o Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catariana, Sr. Natalino Uggioni apresentou o tema “Gestão de Inovação e Segurança Pública”.

Segundo o professor, Alan Kardec, natural de Belo Horizonte e participante do seminário, o evento foi de altíssima qualidade e valeu a pena deslocar-se da capital para assistir as palestras na cidade de Lavras.

O Cel PM Luís Rogério de Assis, Comandante da 6ª Região da Polícia Militar, fechando o evento agradeceu a participação de todos os presentes, enaltecendo o excelente trabalho realizado pela Comissão Organizadora do Seminário e a importância do evento para as comunidades assistidas pela Polícia Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO

Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
LOJA DE NOIVA COMPLETA