2014/01/16

Funcionários tiram férias e confecção fecha as portas sem avisar em MG



Uma confecção em Itaú de Minas (MG) fechou as portas sem avisar os funcionários. A empresa deu férias coletivas aos empregados e quando todos retornaram ao trabalho, encontraram apenas o galpão vazio. Todo o maquinário foi retirado da fábrica. Os funcionários alegam ainda que estão com os salários atrasados e que a empresa não depositava o INSS e o fundo de garantia.

A confecção fica em um complexo onde funcionava uma antiga fábrica de cimento, junto com outras empresas. Segundo funcionários de empresas vizinhas, algumas pessoas foram vistas retirando os equipamentos da fábrica de jeans na semana passada. Depois disso, as costureiras que estavam de férias foram avisadas. No local onde funcionava a fábrica, só ficaram o relógio de ponto e alguns objetos pessoais dos funcionários.

A J & Confecções Ltda existe há mais de 20 anos em Itaú de Minas e prestava serviço para uma marca paulista. Cerca de 30 pessoas trabalhavam nela. Segundo os funcionários, a empresa já vinha passando por problemas financeiros.

"Logo que a gente começou [o trabalho] a gente sentiu que alguma coisa não ia bem, sempre tinha uma desculpa, que estava atrasado pelo motivo tal, quando tinha cortes e etc", conta a auxiliar de costura, Edna Lélis Moreira Castro.

O dono da empresa foi procurado, mas não foi encontrado. As costureiras já contrataram um advogado para cuidar do caso.

"A gente vai intentar as reclamações trabalhistas, uma a uma, em caráter urgente, e a gente vai tentar receber. E lógico, nós temos algumas outras medidas que já estão sendo estudadas e preparadas para garantir esse recebimento", explica o advogado Daniel Aparecido Amorim.

O crime para quem não recolhe a contribuição do INSS ou recolhe e não deposita na conta da Previdência, como denunciado pelos funcionários da empresa, é enquadrado no artigo 168 do Código Penal como apropriação indébita e a pena varia entre um e quatro anos de prisão e multa.
fonte: g1 sul de minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO

Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
LOJA DE NOIVA COMPLETA
Ocorreu um erro neste gadget