2014/07/28

Represa de Camargos tem o pior nível em 10 anos em Itutinga, MG

Nível de reservatório de usina está oito metros abaixo do normal.Segundo Comitê do Rio Grande, capacidade do reservatório é de 12%.
A situação da Represa de Camargos, que abastece a Usina Hidrelétrica de Itutinga (MG), é crítica. Segundo o Comitê da Bacia do Rio Grande, a represa está oito metros abaixo de seu nível normal, o pior dos últimos 10 anos. As chuvas recentes também não ajudaram a melhorar o cenário. Os 28 milímetros de chuva dos últimos sete dias foram insuficientes para elevar a capacidade da represa acima dos atuais 12%.

A Represa de Camargos é uma das 13 barragens existentes no curso do Rio Grande, um dos principais rios do Sul de Minas. O rio, que nasce em Bocaína de Minas (MG), na Serra da Mantiqueira, banha 35 cidades da região e deságua no Rio Paraná, na divisa com o Estado de São Paulo. A capacidade total da represa é de 913 metros, mas, com a escassez de chuva, a régua de medição do nível marca 901,2 metros. Nessa mesma época do ano passado, de acordo com o comitê, o nível era de 912,8 metros, o equivalente a 94% da capacidade total.

saiba mais

Paredão de antiga usina reaparece com seca do Rio Verde em Varginha De acordo com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), mesmo com o volume de água cada vez mais baixo, o abastecimento das casas ainda não foi comprometido. No entanto, a captação está prejudicada. No mês de julho, a concessionária informou que teve que parar o trabalho por três horas até que o volume mínimo para captação fosse restabelecido.

O volume de água que entra no Reservatório de Camargos é de 33 metros cúbicos e a vazão é 33% maior. Saem do reservatório 44 metros cúbicos para geração de energia elétrica. Com a chuva do final de semana, a captação voltou a ser normalizada, com 17 mil litros por segundo.

Segundo o presidente do Comitê Hidrográfico do Alto Rio Grande, Cláudio Heitor Oliveira, a previsão é de que o sistema só volte ao normal em dois anos.

Do G1 Sul de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO

Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
LOJA DE NOIVA COMPLETA