2014/07/04

Moradores enfrentam racionamento de água em Marmelópolis, MG

Fornecimento tem sido interrompido durante o dia em algumas casas.Prefeitura pretende ativar poços artesianos para sanar problema.


Por causa da baixa vazão das nascentes, a cidade de Marmelópolis (MG) está enfrentando um problema de racionamento de água. Segundo os moradores, o fornecimento está sendo interrompido durante o dia e a água só chega às casas no fim da tarde.

Na casa de Regina Lúcia de Freitas Sousa moram seis pessoas e a palavra mais falada nos últimos dias é economia. “Eu pego no pé. Com certeza tem que economizar mesmo. Eles têm fechado os registros lá pelas 11h e a água volta lá pelas 17h”, conta.

Marmelópolis tem três mil habitantes e cerca de metade da população vive na zona rural, onde alguns bairros também há escassez de água. A caixa d’água que abastece pelo menos 20 famílias está quase vazia. O fornecimento de água na cidade é feito pela prefeitura e os moradores pagam uma taxa anual pelo serviço. O chefe de gabinete da prefeitura, Márcio Coura, explica que as nascentes estão com pouca vazão de água nos últimos meses.

“A quantidade de água que está sendo captada atualmente não está suprindo a demanda necessária. As partes mais altas da cidade ficam sem água durante o dia então o pessoal da Secretaria de Obras fecha os registros para a água poder chegar nessas partes mais altas e encher os reservatórios deste pessoal”, explica.

Moradores enfrentam racionamento de água em Marmelópolis, MG (Foto: Reprodução EPTV)
Moradores enfrentam racionamento de água em Marmelópolis, MG (Foto: Reprodução EPTV)Além do racionamento, a prefeitura quer reforçar o sistema de captação de água do município. O objetivo é ativar poços artesianos que foram perfurados no final do ano passado e ainda não estão em funcionamento. De acordo com Coura, dois novos poços artesianos estão quase prontos para funcionar.

“Estamos esperando apenas a ligação de energia elétrica para os poços funcionarem e esse material elétrico já está em processo de licitação. Os poços devem começar a funcionar em 45 dias”, afirma.

Do G1 Sul de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO

Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
LOJA DE NOIVA COMPLETA