2014/04/15

Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre prepara municípios para a vacinação contra a gripe

Para preparar os 53 municípios de sua jurisdição para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), que terá início no dia 22 de abril, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre realizou, neste início de mês, cinco reuniões nas cidades de Monte Sião, Itajubá, Extrema, Poços de Caldas e Pouso Alegre com o objetivo de capacitar os profissionais de Saúde que vão participar da campanha.

Participaram da capacitação Coordenadores de Imunização e de Epidemiologia e também membros da Estratégia da Saúde da Família (ESF), os quais foram instruídos sobre a conservação adequada da vacina, sua aplicação, eficácia, validade, os eventos adversos pós vacinação e contraindicações.

Público alvo da campanha

A campanha deste ano teve o público alvo ampliado e a meta é vacinar mais de 80% deste público. Serão vacinadas crianças de seis meses a cinco anos de idade, e não apenas menores entre seis meses e dois anos, idosos acima de 60 anos, trabalhadores da área da saúde que exercem atividades em unidades que fazem atendimento para a influenza, indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e com outras condições clínicas especiais, além de presidiários.

A vacina é aplicada anualmente e em dose única e, para ser imunizado, é necessário pertencer ao público alvo da campanha, ir até a um posto de saúde e apresentar os documentos pessoais. Neste ano, a vacinação será realizada de 22 de abril a 9 de maio, sendo o dia 26, sábado, considerado o “Dia D”.

Nas cidades da jurisdição da SRS Pouso Alegre, a imunização será realizada em Postos de Saúde, das 8h às 17h. Nos bairros rurais e de difícil acesso, haverá Postos de Vacinação Volantes e a imunização será realizada em locais e horários determinados pelos Agentes de Saúde.

Cuidados para evitar a gripe
Mesmo a população que não faz parte do público alvo da campanha de vacinação pode se prevenir da influenza. Alguns cuidados simples devem ser tomados diariamente:

• Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ou com as próprias mangas da roupa e não com as mãos;
• Tenha, sempre que possível, um lenço de papel e, após utilizá-lo, descarte no lixo;
• Lave sempre as mãos com água e sabão e, se ao visitar um hospital você estiver com tosse, use uma máscara cirúrgica.

Importância da prevenção

As medidas de prevenção da gripe, tanto por meio da vacinação quanto por meio de cuidados pessoais, são importantes para a redução dos casos de complicações de problemas respiratórios e, consequentemente, de óbitos. Em 2013, Pouso Alegre teve 13 casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza e cinco mortes registradas em decorrência do problema de saúde, fazendo o município ocupar, juntamente com Betim (que possui quase três vezes a população de Pouso Alegre), a quinta posição no estado de Minas em número de óbitos por consequência de complicações da influenza.

Por Hugo Ferreira - Ascom-SRS/PA
Hellen Morais - Professora Orientadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO

Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
LOJA DE NOIVA COMPLETA