2013/11/26

Mais de trinta jovens rurais participam do Projeto Transformar em Guaranésia



Jovens rurais do município de Guaranésia, na região Sudoeste do Estado, iniciam nesta semana, a segunda etapa do curso de capacitação do Projeto Transformar. A proposta é que a partir de agora com o encerramento da parte teórica do curso, eles comecem uma nova fase rumo a construção de um projeto produtivo, que gere renda. A informação é da extensionista de Bem-estar Social do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Heloisa Romanelli, que faz parte da equipe técnica de empresa, responsável pela capacitação.

O grupo de jovens, na faixa etária de 16 a 18 anos, é formado por 33 integrantes, entre moças e rapazes, do distrito de Santa Cruz da Prata. Eles concluiram a parte teórica da capacitação, no período de 05 a 08 de novembro. Na ocasião, esses jovens, estudantes do ensino médio da Escola Estadual Geraldo Ribeiro Dias, tiveram acesso a conteúdos téoricos de segurança alimentar e nutricional; agroecologia e associativismo, além de participação e gestão social.

Na etapa que começa amanhã, 26/11, os jovens de Santa Cruz da Prata passarão por uma avaliação e serão incentivados a elaborar algum projeto de horticultura para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Segundo a extensionista Romanelli, o mercado local tem potencial, apesar do predomínio da cafeicultura. “Mostraremos uma possibilidade de diversificação, pois o foco deles é o café, produto que é o carro-chefe da agricultura na região. Aqui temos duas escolas municipais, três creches e três escolas estaduais”, justifica.

Ainda conforme a extensionista da Emater-MG, a equipe técnica constatou que a maioria dos jovens deseja fazer um curso superior, mas que, enquanto eles estudam, podem investir em um projeto produtivo próprio. “Alguns já demonstraram interesse (no PNAE), mas ficaram de conversar com os pais”, explica. Lembrando que o PNAE é um programa do Governo federal que estabelece que, 30% de recursos para a merenda escolar sejam destinados à compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar. A Emater-MG tem o papel de orientar os agricultores familiares no processo de acesso ao programa.

Já o Transformar é uma iniciativa da Emater-MG que tem por objetivo incentivar a permanência do jovem rural no campo. O projeto prevê a capacitação de filhos e filhas de agricultores, na faixa etária de 16 a 29 anos. O objetivo é promover a formação crítica, cidadã e profissional dos jovens rurais, habilitando-os para implementação de projetos produtivos, com geração de ocupação e renda.

Implantado em 2006, o Transformar capacitou até 2012, 8.108 jovens no Estado. E em 2013, o projeto deverá fechar com mais outros 429 jovens atendidos, beneficiando um total de 8.537 pessoas dessa faixa etária rural, desde que foi criado há sete anos. Em Guaranésia, o Projeto Transformar está sendo realizado em parceria com a Escola Estadual Geraldo Ribeiro Dias e a Prefeitura Municipal.

Assessoria de Comunicação da Emater-MG
(31) 3349-8021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO

Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
LOJA DE NOIVA COMPLETA