2013/08/06

FESTIVAL MUNDIAL DE CIRCO EM CAXAMBU TEM PÚBLICO DE 15 MIL PESSOAS






FESTIVAL MUNDIAL DE CIRCO EM CAXAMBU
TEM PÚBLICO DE 15 MIL PESSOAS

Programação intensa e gratuita encantou e divertiu as plateias


Durante seis dias, de 23 a 28 de julho, Caxambu se tornou a cidade oficial do Circo no Brasil com a realização do Festival Mundial de Circo 2013. A população local, da região e os turistas abraçaram o Festival e compareceram em peso, lotando todas as atrações e embarcando no mundo lúdico, colorido e festivo do circo.

Nesta primeira edição do Festival Mundial de Circo em Caxambu, e já estão confirmadas mais duas edições, em 2014 e 215, o público estimado é de 15 mil pessoas.

Na programação que encantou a cidade foram apresentados dois cortejos artísticos, 11 espetáculos, duas atrações surpresas, quatro oficinas e Mostra de Filmes, totalizando mais de 30 apresentações gratuitas.

O Ponto de Encontro, que funcionou diariamente, atraiu o público para as delícias gastronômicas e também para a programação musical que, a cada noite, apresentou um show diferente.

A programação foi descentralizada e com isso os personagens encantados do picadeiro, como palhaços, malabaristas e acrobatas, povoaram as ruas, praças e parques da cidade turística do Circuito das Águas.

Uma lona de circo armada em frente ao Ginásio Jorge Curi apresentou várias atrações, que também aconteceram em outros pontos da cidade, como o Parque das Águas, o calçadão, a escadaria da Igreja Santa Isabel, o Centro Educacional Infantil Santa Tereza, a quadra rua Plínio Mota, a Praça João Pedro da Cunha (Caxambu Velho), a Praça 16 de Setembro e o Cine Caxambu.

Na programação do Festival Mundial de Circo 2013, Brasil, Espanha, Argentina e Bélgica estiveram representados nas seguintes atrações:

Circo Zanni (Brasil) – Espetáculo: “Circo Zanni”
Circo Amarillo (Argentina/Brasil) – Espetáculo: “Experimento Circo”
Grupo Trampulim (Brasil) – Espetáculo “ Uma Surpresa para Benedita”
Turma do Biribinha (Brasil) – Espetáculo: “APalhassadamuzikada...Uma Sinphonia Engrassada”
Circo Amarillo (Argentina/Brasil) – Espetáculo: “Clake”
Tortell Poltrona (Espanha) – Espetáculo: “Postclássic”
Cia A Base – Espetáculo “As Mulheres do Sol e o Balão”
Cia. Carroça de Mamulengos (Brasil) – Espetáculo “Pano de Roda”
Espetáculo: “Na Esquina” (Brasil/Bélgica)
Grupo Galpão (Brasil)- Espetáculo “Os Gigantes da Montanha”.
Marisa Orth – Show “Romance Vol. II”
O Homem Banda (Brasil)
Cirk In (Brasil)

FESTIVAL MUNDIAL DE CIRCO

O Festival Mundial de Circo foi o vencedor do Edital de chamamento Público realizado pela Secretaria de Estado do Turismo, que incentiva a realização de festivais culturais no interior do Estado. Durante três anos, o Festival Mundial de Circo terá apoio financeiro para a realização das próximas edições na cidade de Caxambu/MG. “O apoio durante esse período é fundamental para conseguirmos realizar o Festival de forma planejada”, relata Fernanda Vidigal, coordenadora do evento.

A proposta para a realização do Festival Mundial de Circo em Caxambu será mais um passo importante na trajetória do Festival. A intenção é fazer de Caxambu a “cidade oficial do circo no Brasil”. Para isso, vamos trabalhar para proporcionar a integração do evento com a cidade, fazendo dele uma ferramenta eficaz na valorização dos conteúdos locais e um forte multiplicador de negócios. Isso se dá quando a comunidade se apropria do evento, colabora com a sua renovação e atualização e enxerga o seu potencial para gerar novos fluxos de visitantes.

Nesse sentido, a partir de 2013 o Festival Mundial de Circo acontecerá em seu formato maior em Caxambu. Mas Belo Horizonte também abrigará parte da programação do Festival, principalmente de ações voltadas à formação profissional, como residências artísticas e oficinas, mostras de curta duração e a tradicional festa Cabaré do Festival.

Festival em Caxambu – de 23 a 28 de julho de 2013
Festival em BH – de 30 de agosto a 07 de setembro de 2013


Histórico


Primeiro e o maior do gênero no país, o Festival Mundial de Circo - FMC garantiu destaque na agenda dos grandes festivais de artes cênicas do Brasil já em sua primeira edição, em setembro de 2001. Recebeu o prêmio “Gentileza Urbana”, concedido pelo IAB/MG (Instituto dos arquitetos do Brasil) e ao longo de sua trajetória obteve apoio e chancela de órgãos e instituições importantes como a UNESCO, Ministério da Cultura, FUNARTE, Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, entre outros.

O principal diferencial do FMC está em sua própria definição, uma vez que ele ultrapassa o conceito de evento e passa a trabalhar de maneira propositiva, abrigando diversas atividades em um grande projeto “guarda‐chuva”. Estamos constantemente buscando parcerias com órgãos públicos e privados para criar e realizar ações de impacto nas comunidades onde atuamos.

Em suas doze edições – de 2001 a 2012 - o festival contou com a participação dos maiores nomes do circo mundial (como o circo americano Ringling Bross e o internacionalmente conhecido Cirque du Soleil) além de artistas e grupos de diversos países, entre eles Argentina, Uruguai, Austrália, Canadá, Estados Unidos, China, Kênia, Ghana, Rússia, França, Portugal, Inglaterra, Itália, Bélgica, Espanha, Cuba e de todas as partes do Brasil.

Serviço:

FESTIVAL MUNDIAL DE CIRCO
DE 23 A 28 DE JULHO – CAXAMBU - MG
Espetáculos, Show, Oficina, Exposição, Mostra de Filmes
Outras informações: www.festivalmundialdecirco.com.br

Contato para entrevistas:
Fernanda Vidigal - Telefone: 31 3225-7521/ 9994-2925
Assessoria de Imprensa: Astronauta Comunicação
Adilson Marcelino e Lucas Ávila – 31 8875-4527

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO

Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
LOJA DE NOIVA COMPLETA