2013/08/24

FAI realiza avaliação interna dos seus cursos de graduação



Desempenho dos alunos da FAI é avaliado por meio do Sistema Integrado de Avaliação Institucional

Há dez anos, o SIAI (Sistema Integrado de Avaliação Institucional) está incluso no cronograma de atividades da FAI e ocorre sempre no 2º semestre. Os resultados desta avaliação interna influenciam diretamente na melhoria contínua do ensino da Instituição. No dia 14 de agosto, a FAI aplicou o exame do SIAI aos cerca de 850 estudantes dos três cursos de graduação da Instituição. O exame tem como objetivo avaliar o desempenho dos alunos em relação aos conteúdos programáticos previstos em seus cursos.

A aluna do 2º ano de Sistemas de Informação (SI), Regiane Maciel de Melo Lima, confessou que achou a prova difícil e que deveria ter estudado um pouco mais para um melhor aproveitamento. Para ela, aplicar o exame é importante para relembrar o conteúdo ensinado nos anos anteriores “Tinham várias questões sobre matérias que aprendemos no primeiro ano”, ressaltou.

A também aluna do 2º ano de SI, Maria Paula de Oliveira Barbosa, ressaltou que embora tenha concluído toda a prova, acredita que três horas e meia não são o suficiente para responder às questões tão complexas como as do SIAL. “Com um pouco mais de tempo, meu desempenho poderia ser mais satisfatório”.

De acordo com o Diretor, José Cláudio Pereira, o SIAI é uma avaliação feita com vários objetivos e entre eles destacam-se dois: para a coordenação acadêmica saber como está a preparação dos alunos de cada série e em cada área do curso, e para que os alunos se avaliem de maneira abrangente.

Para José Cláudio, é esperado que os graduandos julguem o exame como complexo e até mesmo não tenha estudado para alguns assuntos abordados. “As questões são basicamente de concursos ou de ENADE, e quando se elabora uma questão de concurso não se pergunta se o candidato estudou aquele conteúdo, especialmente. É Por esse motivo que o aluno não precisa tirar mais de 70% na prova para obter 20 pontos (máximo do SIAI) no bimestre.”

Em relação à quantidade de questões e tempo de duração da prova, o Diretor afirma que o modelo seguindo é o mesmo do ENADE. “A análise do resultado do SIAI, anualmente, tem dado informações importantes à coordenação dos cursos, aos professores e aos alunos. Este é o tipo de avaliação que a FAI pretende que todos os seus professores adotem, pelo menos para uma parte de cada nota bimestral”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO

Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
LOJA DE NOIVA COMPLETA
Ocorreu um erro neste gadget