2015/01/27

Com intuito de adequar Baependi ao Plano Nacional de Cultura, atendendo assim a exigência do Ministério da Cultura, A Prefeitura Municipal de Baependi em conjunto com o Departamento de Turismo, Meio Ambiente e Cultura realizará a 1ª Conferência Municipal de Cultura de Baependi, no dia 29 de Janeiro, no Salão Aristocrata da Escola Estadual Nossa Senhora de Montserrat das 8h às 17h, com o tema “Uma Política de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Municipal de Cultura”.
A Conferência Municipal de Cultura é uma exigência do Ministério da Cultura para adequar os municípios ao Sistema Nacional de Cultura. Com a realização da Conferência serão traçadas as diretrizes para criar o Plano Municipal, Conselho Municipal de Políticas Culturais, o Fundo Municipal de Cultura e o Sistema Municipal de Cultura, instrumentos que institui mecanismos de gestão estratégica da cultura com o objetivo de incentivar e valorizar a cultura local.
Segundo o Prefeito Marcelo Faria Pereira, o tema da conferência irá discutir, dentro de uma gestão democrática junto a população, e de forma participativa, os 5 eixos da Conferência Nacional de Cultura, e visa discutir a política sob as suas 3 dimensões: simbólica, cidadã e econômica. No primeiro nível será discutida a capacidade do ser humano em simbolizar através das diversas línguas, valores, crenças e práticas. O objetivo dessas discussões é que as artes populares, eruditas e de massa sejam colocadas no mesmo patamar político e mereçam igual atenção do estado, mesmo através de programas específicos para cada um.
As dimensões da cultura como cidadã levam em conta o direito de acesso à cultura, assegurado ao cidadão pela Constituição Brasileira e pela lei orgânica do município de Baependi, direitos estes que geralmente são desrespeitados e subestimados quando comparados aos direitos civis, políticos, econômicos e sociais. Por fim a dimensão econômica leva em conta que a cultura vem se tornando vem se tornando um dos segmentos mais dinâmicos da economia de todos os países gerando trabalho e riqueza.
A programação do evento conta com três palestras na parte da manhã, discussões de grupos de trabalho e aprovação das propostas na parte da tarde. O Chefe do Departamento de Turismo e Meio Ambiente e o Coordenador Geral da 1ª Conferência Municipal de Cultura, Lucimar Prudente ressalta que é fundamental que os artistas locais, as autoridades municipais e a sociedade em geral participem da conferência para que juntamente com o poder público possam construir diretrizes, definir prioridades e traçar objetivos capazes de alavancar as políticas culturais do município para os próximos 10 anos. O Plano Municipal de Cultura tem por finalidade, o planejamento e implantação de políticas públicas de longo prazo (até 2025) voltadas à proteção e promoção da diversidade cultural brasileira.
Todos os participantes receberão um certificado pela participação no evento. As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de janeiro de 2014, no Departamento de Turismo, Meio Ambiente e Cultura, à Rua Manoel Joaquim, 127, Centro – Casa da Cultura, Baependi-MG, pelos telefone 3343-2555 ou através do e-mail: seturbaependi@gmail.com. Confira a programação do evento e participe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO

Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
LOJA DE NOIVA COMPLETA

National Geographic POD