2014/03/02

ESCLARECIMENTO DO HOSPITAL DE SÃO LOURENÇO.

Vimos, por meio deste comunicado, prestar informações sobre a - inicialmente - anunciada incorporação do Hospital Casa de Caridade São Vicente de Paulo, de Caxambu, pelo Hospital São Lourenço.

Em julho/2013, o secretário de Saúde de MG, Dr. Antônio Jorge de Souza Marques, esteve
em São Lourenco e nos consultou quanto a uma possível incorporação, pelo Hospital São Lourenco, do Hospital de Caxambu - diante da cessação do contrato com a Rede São Camilo/SP e, também (conforme nos foi informado), da recusa de tal incorporação por parte do Hospital Cônego Monte Raso, de Baependi - instituição inicialmente consultada a respeito (devido,principalmente, à maior proximidade geográfica entre Caxambu e Baependi). Diante do constante apoio e reconhecimento que sempre recebemos da Secretaria de Saúde de MG (através do secretário Antônio Jorge) e, também, da Secretaria de Atenção à Saúde/Ministério da Saúde (através do secretário Helvécio Magalhães), notadamente por intermédio do atuante secretário de Saúde de São Lourenco, Mauro Guimarães Junqueira, levamos tal proposta à análise do Conselho Curador do Hospital (órgão máximo da instituição), a qual foi aprovada.

Assim, iniciamos conversações/negociações junto à Secretaria Estadual de Saúde - e,
conjuntamente, com o prefeito de Caxambu, Jurandir Belini e o secretário de Saúde de Caxambu, Helder Vilela Siqueira. Mantivemos, também, contato com o corpo clínico (médicos) e com funcionários do Hospital de Caxambu. Assim se seguiram os trâmites normais, no intuito de assumirmos aquela instituição - e estávamos em fase conclusiva de negociações, restando apenas a assinatura do contrato de incorporação (aguardando liberação de alvará por parte da Vigilância Sanitária). Entretanto, no último dia 27 de fevereiro, o município de Caxambu (através do secretário Helder) nos externou o desejo de não mais intencionar a incorporação do Hospital de Caxambu pelo Hospital São Lourenço. Após consultarmos o secretário de Saúde de São Lourenço, Mauro Guimarães, o mesmo nos garantiu que, por não termos sido os responsáveis pela ruptura da incorporação, os benefícios recentemente obtidos pelo Hospital São Lourenço junto ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Saúde de MG (através de reajustes no valor de verbas recebidas, portarias já publicadas etc.) permanecem os mesmos. Portanto, não sofreremos qualquer prejuízo com a desistência da Prefeitura de Caxambu.

É muito importante destacar que, a partir do momento em que fomos consultados e
obtivemos a aprovação do Conselho Curador, sempre nos mantivemos à disposição da
Secretaria de Saúde de MG e da Prefeitura de Caxambu. Assim, a decisão de o Hospital São Lourenço não mais assumir o Hospital de Caxambu foi do município de Caxambu. Tanto que assinamos convênio com a Prefeitura local, pelo qual recebemos a importância de
R$ 100.000,00 - com a qual já havíamos iniciado, efetivamente, o funcionamento do Pronto Socorro daquele Hospital e realizado, naquela instituição, investimentos de ordem física (como instalação de sistema de informática para gestão de informações). Além disso, mantivemos inúmeros contatos a fim de nos inteirarmos em relação aos recursos humanos lá existentes (conversas com médicos e funcionários). Com o cancelamento da referida incorporação, iremos rescindir o convênio e devolver, à Prefeitura de Caxambu, o referido recurso - devidamente descontados os gastos que tivemos no Pronto Socorro local, bem como no custeio de implantação dos sistemas de informação.

Desejamos sucesso aos Hospitais de Baependi e Caxambu no trabalho conjunto - mantendo-nos à disposição do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde de MG para novas ações, que visem à melhoria dos serviços de saúde em nossa região de atuação.

Conselho Diretor
HOSPITAL SÃO LOURENÇO

Um comentário:

  1. Me ajudem com um bom argumento para uma apresentação de trabalho, sobre a negação do pedido de ajuda do hospital São Lourenço?

    ResponderExcluir

SEJA BEM VINDO

Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
LOJA DE NOIVA COMPLETA

National Geographic POD