2013/10/30

X Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais já tem relação de finalistas

Terminou, nesta segunda-feira (28 de outubro), a primeira etapa sensorial do X Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. Foram selecionadas 105 amostras de café arábica na categoria cereja natural e 95 na cateroria cereja descascado, que passaram por análise sensorial (a prova da bebida preparada). Foram avaliados aroma e sabor, entre outras características. A relação dos 200 finalistas, aptos a participar da próxima fase, está disponível no site www.emater.mg.gov.br .

O concurso é coordenado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). Foram inscritas 1.213 amostras de café arábica, da safra 2013, das quatro regiões produtoras de café do Estado: Cerrado, Chapadas, Matas e Sul de Minas. Das amostras recolhidas, 870 são da categoria natural e 343 da categoria cereja descascado. As amostras passaram inicialmente por uma análise física, em que foram verificados a umidade, peneira e defeitos dos grãos.

O próximo passo agora é fazer a reamostragem dos cafés, para a grande final, em degustações que serão realizadas nos dias 8, 9 e 10 de novembro, em Lavras, no Sul de Minas. As amostras para esta segunda prova sensorial deverão ser enviadas para a Unidade Regional da Emater-MG em Lavras, até o dia 5 de novembro de 2013. O café deverá seguir as condições mínimas, conforme o Regulamento do concurso: cinco quilos; umidade 11,5%; peneira 16 acima; Tipo 2. É necessário também apresentar a ficha de inscrição devidamente preenchida e xerox do comprovante de Certificação (quando for o caso). O endereço é: EMATER-MG - Campus Histórico da UFLA, S/N – Caixa Postal 148, CEP.:37200-000 – Lavras – MG.

O coordenador do concurso, Marcos Fabri Junior, da Emater-MG, destaca que o principal objetivo deste concurso é educativo. “Todas as amostras recebidas são diagnosticadas de forma detalhada, laudos são emitidos e entregues aos extensionistas da Emater-MG, que posteriormente os apresentarão aos cafeicultores. O objetivo é a melhoria contínua da qualidade dos cafés de Minas”, afirma.

Assessoria de Comunicação da Emater-MG
– (31) 3349-8241

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO

Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
LOJA DE NOIVA COMPLETA