2014/10/17

Após mortes, bombeiros combatem fogo que consome serra em MG

Equipes voltaram a combater as chamas na manhã desta quinta-feira. Moradores que morreram tentando apagar fogo foram enterrados à tarde.

O Corpo de Bombeiros retomou na manhã desta quinta-feira (16) o combate ao fogo na Serra do Moleque, em Carrancas (MG). Uma base foi montada na sede da prefeitura da cidade para coordenar os trabalhos. Dezoito militares de Lavras (MG) e Varginha (MG), 12 policiais de meio ambiente e brigadistas da Universidade Federal de Lavras (Ufla) foram enviados para ajudar no combate às chamas. Homens do Exército também devem ajudar nos trabalhos.

Conforme os bombeiros, as equipes serão divididas em dois grupos que vão atuar em Carrancas e no limite com o município de Minduri (MG), que começa a ser atingido. Quase dois mil hectares de área foram queimados. Para poder arcar com as despesas, a prefeitura decretou situação de emergência no município.
"Decretamos para arcar com as despesas do pessoal que veio ajudar no combate ao fogo e também para a compra de encanamentos que foram perdidos durante a queimada, sem que seja preciso a licitação, o que demoraria de 30 a 60 dias", disse o prefeito de Carrancas, José Raimundo dos Santos.

Brigadistas de universidade vão ajudar a combater o fogo em Carrancas (Foto: Reprodução EPTV)
Brigadistas de universidade vão ajudar a combater o fogo em Carrancas (Foto: Reprodução EPTV)A prefeitura também decretou luto oficial de três dias pelas mortes de Raimundo Ferreira e Paulo Carolino da Silva. Os dois tentavam combater o incêndio na terça-feira (14) quando foram surpreendidos pela força do fogo e caíram em um buraco com cerca de 5 metros de profundidade. Segundo os bombeiros, Ferreira e Silva eram voluntários e não tinham nenhum treinamento para combate a focos de incêndio. Os corpos das vítimas foram sepultados na tarde desta quinta-feira.

José Ronaldo Monteiro, que também tentava apagar o fogo, sofreu queimaduras e mais de 60% do corpo e precisou ser levado de helicóptero para Belo Horizonte (MG). Segundo o hospital, ele já passou por uma cirurgia e deveria passar por um novo procedimento. Conforme o boletim médico, ele respira com a ajuda de aparelhos o estado de saúde dele é considerado gravíssimo.

saiba mais

Corpos de vítimas de incêndio são retirados de serra em Carrancas Incêndio em complexo turístico deixa mortos e ferido em serra de Carrancas Desde domingo (12), as chamas atingem o local conhecido como "Complexo da Zilda". Segundo relato de moradores do município, o fogo que atinge a serra teria começado com fogos de artifício soltos no domingo durante a comemoração do dia de Nossa Senhora Aparecida. Conforme apurou o G1, após 2 dias sem ajuda oficial, um grupo de moradores resolveu combater o incêndio com as próprias forças.

O Complexo da Zilda é composto por um complexo de cachoeiras bastante visitada por turistas. Neste ano, cenas da atual novela das 9 da Rede Globo, Império, foram gravadas na região.

Do G1 Sul de Minas - (Foto: Renato Rossi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO

Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
LOJA DE NOIVA COMPLETA