AQUI VOCÊ LÊ NOTÍCIAS DA REGIÃO. NOSSO E-MAIL jornalsulmineiro@ig.com.br / TELEFONE DIRETOR 35.8811.2603 FACEBOOK DO DIRETOR: JAIME TEIXEIRA QUEREMOS DIVULGAR O QUE ACONTECE EM SUA CIDADE . OS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS PODERÃO NÃO SER PUBLICADOS, QUANDO TIVEREM ATAQUES PESSOAIS. AS MATÉRIAS PUBLICADAS ORIUNDAS DE OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO É DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DA ORIGEM. SUL MINEIRO É O BLOG MAIS ACESSADO DO SUL DE MINAS. OBRIGADO!!!
2012/09/12
DETENTAS DE CAXAMBU PRODUZEM PEÇAS ARTESANAIS PARA EXPORTAÇÃO
Detentas do presídio de Caxambu, no Sul de Minas, finalizam, esta semana, um treinamento para a confecção de peças decorativas e utilitárias feitas artesanalmente com fibras sintéticas e voltadas para a exportação.
O curso vai ensinar a técnica de produção de objetos como vasos, floreiras, caixas e cachepots e será ministrado por uma empresa, parceira da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) que instalou uma unidade de trabalho dentro do presídio. A empresa tem clientes de quase todo o território nacional e exporta para a Argentina, Paraguai, Uruguai e Angola. “Faltam profissionais qualificados para este tipo de produção, portanto, o mercado precisa e tem plena capacidade de absorver a mão de obra das presas que aprendem aqui a manusear e produzir peças com as fibras sintéticas”, ressalta o diretor comercial da empresa, Jones Aoki Lima. O pagamento das novas artesãs será feito por peça e a projeção é de que diariamente sejam confeccionadas 400 unidades, de diferentes tamanhos e modelos. “Precisamos completar uma grande remessa que será exportada em breve para Angola. O país utiliza fibras naturais, mas a sintética é uma novidade por lá e a empresa importadora tem renovado os pedidos”, revela Jones Lima. O gerente de produção do Presídio de Caxambu, Thiago Martins dos Santos, prevê que até o final do ano, as detentas envolvidas neste projeto somem um total de 20. Hoje, são sete. “Esta é uma das atividades da unidade que tem um papel fundamental na ressocialização. Propicia um retorno financeiro e ainda forma profissionais com possibilidades de contratação a partir da progressão de regime ou cumprimento da pena”, observa Santos.
Novos conhecimentos e capacitação para a uma atividade digna são, para as sete detentas que receberam o treinamento no presídio de Caxambu, os maiores legados do desenvolvimento da atividade. Débora dos Santos Piauí, 37 anos, diz que é preciso manter a mente sempre ocupada e ressalta a necessidade de concentração para fazer peças perfeitas. “O trabalho vai trazer uma renda extra para a minha família e ainda diminuir minha pena”, lembra Débora.
Fonte: SEGOV - Imprensa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
SEJA BEM VINDO
Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.
Arquivo do blog
-
▼
2012
(466)
-
▼
setembro
(22)
- DESTAQUE DO ANO 2012. É HOJE A GRANDE FESTA DA SOC...
- SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO
- Homem morre em telhado em Olimpio Noronha .
- Quadrilha troca tiros com escolta e rouba R$ 1,2 m...
- Família de Carmo De sofre com falta de água .
- Com a Feira de Lutas/FIL, São Lourenço/MG foi a ca...
- DESTAQUE DO ANO 2012, O MAIOR EVENTO DA SOCIEDADE ...
- Bandidos explodem caixa eletrônico em Careaçu, MG .
- Prêmio Emater-MG de Criatividade Rural
- A Polícia Militar de Meio Ambiente de Itajubá, ...
- A cidade de São Lourenço se prepara para receber, ...
- DETENTAS DE CAXAMBU PRODUZEM PEÇAS ARTESANAIS PARA...
- HOMEM É FEITO REFÉM NA ZONA RURAL DE CAXAMBU
- Caminhão que transportava colchões pega fogo próxi...
- SOLEDADE DE MINAS: HOMEM MORREU ATROPELADO
- Acidente entre carro e moto deixa um ferido grave ...
- Charrete fica pendurada em São Lourenço .
- POLÍCIA AMBIENTAL DE AIURUOCA PRENDE HOMEM QUE MAN...
- O MAIOR EVENTO DA SOCIEDADE SUL MINEIRA. VEJAM OS ...
- Dia de Cooperar beneficia asilos
- BAEPENDI: Falso policial militar se passa por inst...
-
▼
setembro
(22)
Quem sou eu
- Jaime Teixeira de Andrade Filho
- BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
- LOJA DE NOIVA COMPLETA
gostaria de ver mais fots detentas de caxambu,o trabalho se faz nessesario para elas,pois mente vazia é ficina do diabo.o trabalho vai ressocializa-las.obrigada por essa atitude,mas fiquei sabendo que as presas estão sem trabalho ultimamente,e muitas estão em depressão pr ficarem muito tempo sem trabalhar ,ocupar o tempo para elas e muito importante emocionalmene, agggradeço a oportunidade de estar expondo minha opnioão. DINÁ LIMA GOMES
ResponderExcluir