AQUI VOCÊ LÊ NOTÍCIAS DA REGIÃO. NOSSO E-MAIL jornalsulmineiro@ig.com.br / TELEFONE DIRETOR 35.8811.2603 FACEBOOK DO DIRETOR: JAIME TEIXEIRA QUEREMOS DIVULGAR O QUE ACONTECE EM SUA CIDADE . OS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS PODERÃO NÃO SER PUBLICADOS, QUANDO TIVEREM ATAQUES PESSOAIS. AS MATÉRIAS PUBLICADAS ORIUNDAS DE OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO É DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DA ORIGEM. SUL MINEIRO É O BLOG MAIS ACESSADO DO SUL DE MINAS. OBRIGADO!!!
2013/08/25
EXPLORAÇÃO DAS ÁGUAS MINERAIS É DISCUTIDA EM SÃO LOURENÇO
Aconteceu esta semana na Câmara Municipal de São Lourenço, uma Audiência Pública promovida pela Câmara Municipal e Assembleia Legislativa de Minas Gerais, solicitada pela ONG Amar’água com o objetivo único de discutir e debater a exploração e os cuidados necessários para manter os recursos hídricos para a posteridade.
A reunião aconteceu devido à preocupação com a extinção das águas minerais, incluídas no novo marco regulatório da mineração, em tramitação no Congresso Nacional. A intenção é que a exploração das águas seja regida pela legislação hídrica e que elas sejam protegidas e preservadas, por serem um bem natural e as reservas hídricas subterrâneas, em sua maioria, terem propriedades físico-químicas especiais e únicas no mundo, com poder terapêutico.
O tema foi discutido com a presença da sociedade, órgãos regionais ligados ao assunto, vereadores, ONG’S, promotores de justiça, o coordenador regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande, promotor Bergson Cardoso Guimarães, deputado Ulysses Gomes (PT), e presidindo a sessão o deputado Almir Paraca (PT). Representando o Poder Executivo de São Lourenço, a vice- prefeita Sra. Patrícia Pereira Lessa também participou do encontro.
Bergson observou que o Projeto de Lei Federal 5.807/13, que dispõe sobre a atividade de mineração, rebaixa o status das águas minerais, ao considerá-las como objeto de autorização na forma de regulamentação, ao lado de minérios como argilas e rochas ornamentais. “Com isso, os objetos de licenciamento serão simplificados. Estamos lutando para que tenham ao menos o estudo de impacto ambiental. Esse projeto de lei considera a água mineral como um bem econômico de baixa qualidade, para ser vendido o mais barato possível, o que é de suma gravidade”.
Na opinião do promotor, a água mineral não pode ser vista só sob o aspecto econômico, ela é acima tudo um bem ecológico e sociocultural. “São Lourenço e Cambuquira nasceram em função das águas, assim como Poços de Caldas, e isso tem que ser reconhecido. E as águas minerais de São Lourenço sequer são tombadas”, afirmou Bergson.
O Deputado Ulisses Gomes (PT), também se mostrou preocupado e interessado no assunto, disse que fará o que puder para que seja alterada a atual regulação de “recurso mineral”, para “recurso hídrico”. Veja o que disse o deputado sobre este tema: “Essa audiência ocorre em momento oportuno, quando o Congresso Nacional discute o marco regulatório da mineração. Hoje a água é tratada como minério. Desse modo, a atividade de mineração é orientada por diretrizes de incentivo, não havendo preocupação com o esgotamento da água, admitindo-se seu uso até exaustão. A proposta de novo marco regulatório estabelece que a água mineral deva ser regida pela legislação hídrica”, disse o parlamentar.
O promotor Pedro Paulo Barreiros foi um dos muitos que fizeram forte crítica à empresa Nestlé Waters, ele lembrou que de 2001 a 2006 transitou ação contra a Nestlé. O Ministério Público foi provocado por abaixo assinado com mais de três mil assinaturas, pedindo apuração das suspeitas de superexploração, diminuição da vazão e alteração do sabor das águas minerais. “Se alguém exaure um poço de água comum, sofre severas multas. Contudo, isso não acontece hoje com quem faz o mesmo com água mineral. Isso é um absurdo”, disse o promotor.
O Dr.Leandro Pannain Rezende, Titular da 4ª Promotoria de Justiça de São Lourenço, reforçou a necessidade de não tratar a água mineral como um simples minério. “Temos deficiências nos dispositivos legais que possam coibir exploração predatória. Precisamos de mais rapidez e urgência para resolver o problema do Parque das Águas. Precisamos diagnosticar o quanto está sendo explorado e qual é a zona de recarga. E tirar dos órgãos administrativos os interesses escusos de potências econômicas”, salientou o promotor.
Ao final da reunião, o deputado Ulysses Gomes propôs a criação de uma comissão representativa, formada por participantes da audiência pública. Essa comissão, segundo o deputado, continuará a debater os temas discutidos na audiência. Os resultados das discussões dessa comissão serão levados à reunião (ainda sem data marcada) que a Comissão Extraordinária fará com parlamentares que integram, no Congresso Nacional, a comissão especial destinada a analisar o Código de Mineração, como o deputado federal Leonardo Quintão (PMDB-MG), relator da comissão.
O deputado Almir Paraca (PT), presidente da comissão, salientou que 2013 e 2014, são anos de grande importância para os novos rumos que estão tomando as discussões em relação às águas.
* Com informações da ALMG
Fonte: São Lourenço Jornal -
Assinar:
Postar comentários (Atom)
SEJA BEM VINDO
Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.
Arquivo do blog
-
▼
2013
(259)
-
▼
agosto
(26)
- EXPLORAÇÃO DAS ÁGUAS MINERAIS É DISCUTIDA EM SÃO L...
- Fazendeiro suspeito de sequestro tem prisão preven...
- Jornada Mineira de Reumatologia será realizada em ...
- Começou hoje 6º Dia de Negócios Coopercam
- Projeto Conservador de Águas de Extrema é referênc...
- Sem título
- FAI realiza avaliação interna dos seus cursos de g...
- Sítio Arqueológico Letreiro do Glória terá fecham...
- EVENTOS DESTACAM POTENCIAL DA CITRICULTURA NO SUL ...
- FIGURA IMPORTANTE DA SOCIEDADE SUL MINEIRA ESTÁ DE...
- Está chegando a grande Festa de Consagração Públic...
- Paula Fernandes abre o segundo final de semana da ...
- TRÊS JOVENS EM OBSERVAÇÃO NO CRUZEIRO EC
- Enduro da Independência percorrerá Rota Imperial d...
- Produtores interessados já podem se inscrever para...
- Diana Oliveira, do Programa Domingo Legal, é a mo...
- Encontro Técnico de Piscicultura discute nesta qua...
- Governo federal investe mais de R$ 1 mi em museu s...
- ABRAPAZ lança em Caxambu o Projeto Social “Bom Pas...
- FESTIVAL MUNDIAL DE CIRCO EM CAXAMBU TEM PÚBLICO D...
- Sem título
- Artista de Cabo Verde, Sul de Minas, produz móveis...
- Acidente de trânsito em Ouro Fino
- Homens sofrem acidente após furtar veículo
- SRS/PA realiza Reuniões Preparatórias para a Campa...
- Sem título
-
▼
agosto
(26)
Quem sou eu
- Jaime Teixeira de Andrade Filho
- BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
- LOJA DE NOIVA COMPLETA
Nenhum comentário:
Postar um comentário