2014/03/02

Baixa vazão de fonte preocupa no Parque das Águas de Cambuquira


Água da fonte sulfurosa do parque praticamente não sai da bica.
Segundo ONG, problema está na captação; conheça os tipos de águas.

Conhecido pelas fontes de água mineral que atraem pessoas de todo o Brasil pelas propriedades terapêuticas, o Parque das Águas de Cambuquira (MG) passa por um problema. Moradores e turistas que visitam o local estão preocupados com a fonte sulfurosa que está com a vazão muito baixa e a água praticamente não cai da bica. Segundo a ONG Nova Cambuquira, existe água em abundância, mas o problema está na captação.

Um documento assinado por um fiscal do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) mostra que a vazão da fonte sulfurosa vem diminuindo nos últimos anos. Em 2007, eram mais de 146 litros por hora. Já em 2011, na medição mais recente, a vazão havia diminuído para 32 litros por hora.

A ONG Nova Cambuquira entrou com uma ação na Justiça pedindo a solução do problema. A Prefeitura de Cambuquira disse que não vai comentar a situação e que a responsabilidade é da Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais), que tem a outorga para explorar a água no parque. A assessoria de comunicação do órgão informou que não tem conhecimento do caso, mas que vai enviar um técnico para avaliar os fatos junto com a prefeitura. Essa visita deve acontecer na próxima semana.

Falta de água em fonte preocupa visitantes de parque. (Foto: Reprodução EPTV)
Falta de água em fonte preocupa visitantes de parque. (Foto: Reprodução EPTV)Tipos de águas minerais


No Parque das Águas de Cambuquira (MG) são cinco fontes em funcionamento, com as águas minerais dos tipos sulforosa, gasosa, magnesiana e ferruginosa. A Roxo Rodrigues é a água mineral do parque que é envasada e comercializada.

Veja os tipos de águas minerais e para que elas são indicadas:

Água mineral gasosa natural: além de possuir um sabor agradável, sua água é muito utilizada para o tratamento de distúrbios renais, digestivos e certos tipos de intoxicação. A fonte possui uma característica única por originar uma água naturalmente gasosa.

Água mineral magnesiana: são ótimas para o tratamento de distúrbios hepáticos, vesícula biliar e certas alterações do intestino grosso. Porém, há uma contraindicação para os casos de úlcera péptica.

Água mineral alcalina: seu uso colabora para a melhoria em tratamentos de úlceras gastroduodenais, além de dar grande alívio na hipocloridria. Tem também grande indicação para uricenía, auxiliando na eliminação do ácido úrico e cálculos renais.

Água mineral sulfurosa: as propriedades desta água trazem diversos benefícios para o organismo. Internamente, contribui no tratamento de diabetes e distúrbios do intestino grosso, como colites crônicas e pós-infecciosas. Já externamente, ajuda a melhorar processos alérgicos da pele e doenças do colágeno. Além disso, os gases liberados desta fonte são usados no tratamento de sinusite e problemas respiratórios.

Água mineral carbogasosa: por conter lítio em sua composição, este tipo de água é muito eficaz para tratamentos de depressão e estresse, além de processos alérgicos e de colites.

Água mineral ferruginosa: indicada para diferentes tipos de anemia, parasitose, alergias e acne juvenil, além de estimular o apetite.

Água mineral magnesiana: boa para o fígado e intestinos, indicada para casos de enterocolite crônica, insuficiência hepática e fermentação intestinal.

Água mineral carbogasosa: é diurética e digestiva, ideal para acompanhar refeições. Rica em sais minerais, ajuda a repor a energia dos atletas, além de facilitar o trânsito intestinal e estimular o apetite. Eficaz contra hipertensão arterial, cálculos renais e de vesícula.

Água mineral sulfurosa: indicada para reumatismo, doenças de pele, artrite e inflamações em geral.

As águas são apenas indicadas para esses tratamentos, mas ainda não há comprovação científica sobre a eficácia delas.

Fontes no Sul de MG


O Circuito das Águas no Sul de Minas tem algumas outras fontes que atraem turistas de todo o país. As três maiores estâncias hidrominerais da região ficam em Caxambu (MG), São Lourenço (MG) e Lambari (MG).

Em Caxambu, o Parque das Águas oferece 12 fontes de águas minerais, entre elas a magnesiana, a sulfurosa e a alcalina bicarbonatada. A cidade é considerada o maior complexo hidromineral do mundo.

O parque de São Lourenço tem nove fontes, como a ferruginosa, a carbogasosa e a alcalina Vichy, que só existe em São Lourenço e na França.

Em Lambari, os frequentadores do Parque das Águas encontram seis fontes de água mineral, entre elas a gasosa, a ferruginosa e a magnesiana. Também há o distrito de águas de Contendas, em Conceição do Rio Verde (MG), que tem quatro fontes de águas minerais. FONTE: G1 SUL DE MINAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO

Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
LOJA DE NOIVA COMPLETA