AQUI VOCÊ LÊ NOTÍCIAS DA REGIÃO. NOSSO E-MAIL jornalsulmineiro@ig.com.br / TELEFONE DIRETOR 35.8811.2603 FACEBOOK DO DIRETOR: JAIME TEIXEIRA QUEREMOS DIVULGAR O QUE ACONTECE EM SUA CIDADE . OS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS PODERÃO NÃO SER PUBLICADOS, QUANDO TIVEREM ATAQUES PESSOAIS. AS MATÉRIAS PUBLICADAS ORIUNDAS DE OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO É DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DA ORIGEM. SUL MINEIRO É O BLOG MAIS ACESSADO DO SUL DE MINAS. OBRIGADO!!!
Páginas
▼
2012/10/13
Pela terceira vez, Emater-MG é eleita a melhor empresa de desenvolvimento agropecuário do país
O governador em exercício Alberto Pinto Coelho, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, e o presidente da Emater-MG, Marcelo Lana, participaram, na noite desta quarta-feira (10), em São Paulo, da oitava edição do Prêmio Melhores do Agronegócio, promovido pela revista Globo Rural, da Editora Globo. Pela terceira vez, a segunda consecutiva, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) foi eleita a melhor empresa na categoria Desenvolvimento Agropecuário. A empresa mineira já venceu na categoria em 2006 e 2011.
"A Emater é um patrimônio não só de Minas Gerais, mas um patrimônio brasileiro, pela excelência do seu trabalho na extensão rural. É um prêmio, um reconhecimento, que nos enche de alegria e que também estimula o desenvolvimento da agropecuária. Mais do que uma vocação nacional, trata-se de um segmento empregador importante e que gera divisas para Minas e todo o país", afirmou Alberto Pinto Coelho.
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, destacou a importância da empresa para o desenvolvimento da agricultura no Estado. "A Emater tem como tradição ser uma empresa exemplar, que vem projetando e alavancando a agricultura de Minas, um dos estados celeiros do Brasil", disse.
Para o presidente da Emater-MG, Marcelo Lana, esse prêmio representa a qualidade do trabalho prestado pela Emater-MG e a dedicação de todos os funcionários.“Essa conquista demonstra o esforço do governo de Minas Gerais para fortalecer a assistência técnica e extensão rural, garantindo desenvolvimento e atendimento de qualidade para os agricultores familiares”, afirma Marcelo Lana. O presidente também ressalta que a premiação destaca a gestão moderna e eficiente da Emater-MG, que tem priorizado a capacitação e valorização de seus profissionais.
O Prêmio
As empresas participantes são avaliadas pela Serasa Experian, de acordo com dez critérios econômicos, como receita líquida e capital de giro. São premiadas as melhores empresas em 30 segmentos, além da campeã entre as campeãs, que nesta edição premiou a empresa Sococo, sediada em Maceió.
Durante a cerimônia, foi lançado o Anuário do Agronegócio 2012, que traz reportagens sobre as 30 vencedoras, além do ranking das 500 maiores empresas do setor e uma análise das perspectivas da economia em 2013.
A Emater-MG
Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), a Emater-MG tem 63 anos de atuação e é considerada referência nacional no setor de extensão rural. Está presente em 789 municípios (93% do Estado), prestando serviços de assistência técnica e extensão rural, por meio de diversos programas e projetos que priorizam o desenvolvimento rural sustentável.
Em 2011, a Emater-MG atendeu 396 mil agricultores familiares e a previsão de atendimento para 2012 é cerca de 420 mil produtores. O bom relacionamento entre os extensionistas da Empresa e os produtores tem sido fundamental para que a Emater-MG contribua para o desenvolvimento da agricultura familiar mineira. “Os extensionistas estabelecem com os agricultores uma relação dialógica, tendo como premissa, o respeito e valorização dos seus saberes, cultura e acúmulo de experiências. Isso gera uma relação de confiança e altamente positiva”, diz Marcelo Lana.
A Emater–MG tem avançado junto com o governo de Minas Gerais alinhada às estratégias e planos transformadores para proporcionar mais qualidade de vida e de trabalho aos dos mineiros. Nos últimos anos, empreendeu iniciativas como o Choque de Gestão, Planejamento Estratégico e implantação do Sistema Integrado de Gestão. A Empresa construiu e adotou indicadores de desempenho e modernas ferramentas, como o Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD), Gerenciamento Matricial de Despesas (GMD) e o Painel de Bordo. A assistência técnica e extensão rural sempre foi feita em parceria com os agricultores e a sociedade por meio de suas formas organizativas, em benefício de todos os mineiros, como uma Rede de Desenvolvimento Integrado.
Outro ponto a se destacar é o processo de investimento e modernização pelo qual passa a Emater-MG, visando a qualidade do serviço de assistência técnica e extensão rural. A Empresa tem investido na capacitação de seus funcionários e melhorado as condições de trabalho. Em 2012, o governo de Minas Gerais entregou à Emater-MG 236 veículos e mais 854 computadores. Os investimentos para a compra dos veículos e equipamentos de informática foram de R$ 6,6 milhões. A compra dos carros e equipamentos faz parte de uma parceria entre a Emater-MG e os governos estadual e federal.
“Com uma assistência técnica de qualidade, com os nossos técnicos capacitados, com boas condições de trabalho, contribuímos para que o produtor tenha condições de melhorar a produtividade de sua propriedade, agregar valor ao seu produto e comercializar com um bom retorno financeiro, atendendo as exigências do mercado”, afirma Marcelo Lana.
Dentre os programas de melhoramento desenvolvidos pela empresa destaca-se o Certifica Minas Café, cujo objetivo é estimular produtores a adotarem boas práticas de produção e uma gestão moderna da propriedade para agregar valor ao café mineiro. Até o fim deste ano, o Certifica Minas Café deve atingir a marca de 1.600 propriedades certificadas. O Estado tem 1.431 propriedades certificadas e 2.553 cadastradas.
Outro programa desenvolvido pela Emater-MG é o Minas Leite. Lançado em 2005, a iniciativa busca modernizar a cadeia produtiva do setor e agregar valor ao produto. Por meio de boas práticas repassadas pelos extensionistas, os produtores aprendem a maneira correta de produzir leite de qualidade e fazer uma gestão eficiente da propriedade. O Minas Leite irá atender 1.100 propriedades, abrangendo 338 municípios mineiros até o fim de 2012.
Fonte: Agência Minas
Assessoria de Comunicação da Emater-MG
Núcleo Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário