AQUI VOCÊ LÊ NOTÍCIAS DA REGIÃO. NOSSO E-MAIL jornalsulmineiro@ig.com.br / TELEFONE DIRETOR 35.8811.2603 FACEBOOK DO DIRETOR: JAIME TEIXEIRA QUEREMOS DIVULGAR O QUE ACONTECE EM SUA CIDADE . OS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS PODERÃO NÃO SER PUBLICADOS, QUANDO TIVEREM ATAQUES PESSOAIS. AS MATÉRIAS PUBLICADAS ORIUNDAS DE OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO É DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DA ORIGEM. SUL MINEIRO É O BLOG MAIS ACESSADO DO SUL DE MINAS. OBRIGADO!!!
Páginas
▼
2012/04/18
Sul do Estado conta com sete novas unidades
Com as novas agências, a região passa a contar com unidades em 16 municípios
Desde o dia 13 de abril, a região do Sul do Estado passou a contar com mais sete unidades do Minas Fácil. O serviço, que facilita a abertura de negócios por meio de empreendedores mineiros, já começou a funcionar em Alfenas, Boa Esperança, Guaxupé, Monte Sião, Muzambinho, Santa Rita do Sapucaí e Três Pontas. Com as novas unidades inauguradas na região, o Sul do Estado passa a contar com 16 agências do Minas Fácil. Outras 52 unidades foram inauguradas em todo o Estado também na sexta, 13, pelo governador Antonio Anastasia, em solenidade em Belo Horizonte.
O serviço recebeu um aporte de R$ 300 milhões para 2012 e é realizado em parceria entre a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão e a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg). Com as 59 novas unidades, Minas Gerais passará a contar com 91 pontos de atendimento do Minas Fácil, que faz parte do Projeto Estruturador Descomplicar, do Governo do Estado. Atualmente, 80 unidades já estão em funcionamento e as demais estarão prontas até o final deste semestre.
O número de micro e pequenas empresas em Minas Gerais saltou de 20 mil para 130 mil, entre 2007 e 2011, segundo dados da Jucemg. Atualmente, mais de 60% das empresas mineiras são criadas por meio do Minas Fácil.
Criado em 2005, o Minas Fácil tornou o Estado referência nacional no processo de abertura de empresas. Enquanto o prazo médio nacional, segundo levantamento do Banco Mundial, ultrapassa os 100 dias, Minas Gerais tem média de nove dias. Desempenho que levou o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior a escolher o modelo adotado em Minas para ser exportado para outras unidades da federação.
Mais agilidade
Para a presidente da Associação Comércio e Indústria de Guaxupé (Acig), Lucimara Arantes, a chegada do Minas Fácil ao município tem um significado muito importante.
“O que o empresário quer é poupar o seu tempo. O Minas Fácil veio para agilizar o processo. Posso afirmar que no trâmite antigo a pessoa até desanimava, pois o procedimento de abertura de uma empresa era muito burocrático e moroso. Com o Minas Fácil, o empreendedor encontra as portas abertas para montar uma nova empresa”, disse a presidente.
Segundo ela, atualmente a Associação Comércio e Indústria de Guaxupé possui 450 associados, sendo que nos últimos 12 meses esse número cresceu aproximadamente 15%.
Como abrir uma empresa
Pelo serviço Minas Fácil, o empreendedor pode abrir o seu negócio de maneira simplificada e ágil, seguindo quatro passos: preencher a consulta de viabilidade; preencher o formulário eletrônico do Cadastro Sincronizado; acessar o Módulo Integrador; apresentar os documentos necessários em uma unidade da Jucemg. Em até nove dias é entregue o contrato social registrado, o CNPJ, a inscrição municipal, o alvará de localização e, de acordo com a atividade, a inscrição estadual.
Confira os municípios que possuem unidades do Minas Fácil:
No Sul de Minas contam com unidades do Minas Fácil as cidades de Alfenas, Boa Esperança, Guaxupé, Itajubá, Lavras, Monte Sião, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço, São Sebastião do Paraíso, Três Corações, Três Pontas e Varginha.
As outras 75 unidades do Minas Fácil instaladas em todo o Estado estão localizadas em Almenara, Araçuaí, Araguari, Araxá, Arcos, Barbacena, Betim, Bocaiúva, Bom Despacho, Brasília de Minas, Buritis, Carangola, Caratinga, Cataguases, Chapada Gaúcha, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Formiga, Governador Valadares, Grão Mogol, Ipatinga, Itabira, Itabirito, Itamarandiba, Itaúna, Ituiutaba, Janaúba, Januária, Jequitinhonha, Joaíma, João Monlevade, João Pinheiro, Juatuba, Juiz de Fora, Lagoa da Prata, Lagoa Santa, Leopoldina, Manga, Medina, Monte Carmelo, Montes Claros, Muriaé, Nanuque, Nova Lima, Nova Serrana, Ouro Branco, Ouro Preto, Pará de Minas, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, Piumhi, Pirapora, Poços de Caldas, Pompéu, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Rio Pardo de Minas, Sabará, São Francisco, São João del Rei, Salinas, Santa Luzia, Sarzedo, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Timóteo, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Unaí e Viçosa.
Na foto: O governador Antonio Anastasia lançou, nesta sexta-feira (13/04), na sede da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), 59 novas unidades do Minas Fácil.Crédito: Osvaldo Afonso/Secom MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário