O cientista Santos-Dumont
Paulo Paranhos*
Inaugurada no Museu de Caxambu, no último dia 6 de setembro e prevista para encerrar em 10 de dezembro, a exposição itinerante “Passo a passo, salto a salto, voo a voo: o cientista Santos-Dumont”, numa parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST, do Rio de Janeiro. Os visitantes terão a oportunidade de ver diferentes invenções desse grande brasileiro que encantou o mundo com o seu 14-Bis, em 1906.
Essa exposição surgiu da parceria desenvolvida entre o Centro de Documentação Histórica da Aeronáutica e o Museu de Astronomia e Ciências Afins, do Rio de Janeiro, a partir de 2004, para preservar o acervo organizado pelo Brigadeiro Nelson Freire Lavenère-Wanderley e doado pela família de Alberto Santos-Dumont ao CENDOC. O acervo, apresentado ao público na exposição, mostra imagens e documentos que são vestígios importantes na vida dessa personalidade quase mítica da história brasileira.
Para comemorar o centenário do voo do 14-Bis, em 2006, e do Demoiselle, em 2007, as duas instituições se uniram para produzir uma mostra que privilegiou o material inédito contido no acervo doado, ressaltando também que o voo só foi possível depois que pessoas de sólida formação técnica e científica, como Santos-Dumont, puderam entender como funcionavam os aparelhos projetados.
É uma rara oportunidade para constatarmos a genialidade desse grande brasileiro que, dentre tantas obras que projetou em sua vida, foi o inventor do relógio de pulso. Nascido em 20 de julho de 1873, na cidade mineira de Palmira (atual Santos-Dumont), estudou na Escola de Minas de Ouro Preto, mas não concluiu o curso de engenharia, e mesmo assim tornou-se um nome emblemático na história da aviação mundial. Faleceu no Guarujá, em 23 de julho de 1932.
Visite o Museu de Caxambu, aberto de 3ª a 6ª, de 9 às 11 horas e das 14 às 17 horas; aos sábados, de 13 às 17 horas. O Museu de Caxambu fica na Rua José Carlos Levenhagen de Mello, 78 – Centro. Entrada franca.
Museólogo e responsável técnico pelo Museu de Caxambu
Nenhum comentário:
Postar um comentário