Objetivo de cemitério fictício é conscientizar a população
Um protesto diferente marcou as comemorações pela Semana Nacional do Trânsito, em Itajubá, no Sul de Minas. Cerca de 40 cruzes foram colocadas na Praça do Soldado, no Centro da cidade, em homenagem às vítimas que morreram em acidentes de trânsito no município e em 14 cidades vizinhas desde 2008. Além das cruzes, carros e motos destruídos em acidentes também ficaram expostos.
O objetivo das autoridades é conscientizar a sociedade sobre a violência que o trânsito pode trazer. "A intenção é causar um impacto na população sobre essa violência. Hoje o trânsito mata cinco vezes mais do que homicídios no município.", diz o delegado de Trânsito de Itajubá, Mário Martins. A principal causa para os acidentes, na maioria das vezes, continua sendo a imprudência. Em todo o Estado são cerca de sete mil ocorrências de embriaguez registradas por ano.
Só o Corpo de Bombeiros de Itajubá atendeu neste ano 83 acidentes com motos e 44 com carros. Vinte pessoas morreram. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registra um índice de quase 19 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes em acidentes de trânsito. Conforme números da Organização Mundial de Saúde, um milhão de pessoas morrem em acidentes no mundo todos os anos. As vítimas têm principalmente entre 15 e 45 anos.
Além do cemitério em praça pública, a campanha de conscientização vai premiar redações feitas em escolas da cidade sobre o trânsito. FONTE: EPTV.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário