2012/01/11

Sul de Minas já tem 7 cidades em situação de emergência

FOTO DE JEFERSON ALBANO DA CIDADE DE LAVRAS Em todo o estado, já são 116 os municípios afetados O Sul de Minas já tem sete cidades em situação de emergência por causa das chuvas que atingiram a região nos últimos dias. Pelo menos 184 pessoas estão desalojadas e outras 21 estão desabrigadas na região. Os municípios de Itumirim, Alagoa, São João da Mata e Poço Fundo já tiveram o decreto reconhecido pela Defesa Civil Estadual. Lavras, Conceição da Barra de Minas e Ijaci decretaram nas últimas horas e ainda não tiveram a situação reconhecida. A Defesa Civil de Santana do Jacaré vai decretar emergência nesta quarta-feira (11). Em Minas Gerais, já são 116 cidades em emergência. Todas as regiões contabilizam prejuízos, atingindo mais de 2,25 milhões de moradores. Quase 13 mil pessoas estão desalojadas e 1.240 desabrigadas. Três pessoas estão desaparecidas e 15 morreram desde o início das chuvas. Quase seis mil casas ficaram danificadas e 131 estão destruídas. Ainda conforme a Defesa Civil, 148 pontes foram danificadas e 112 estão destruídas em Minas. Depósito Avançado Um representante da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil esteve no Sul de Minas nesta terça-feira (10) para inaugurar um depósito avançado do órgão em Pouso Alegre, que vai atender às vítimas das chuvas na região. O depósito já recebeu da sede da Defesa Civil em Belo Horizonte 400 cestas básicas, 400 colchões, 500 cobertores, 500 caixas de água e bobinas de lona. O material vai ser distribuído às famílias que moram na área de 17ª região da Polícia Militar. Situação de emergência De acordo com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, a situação de emergência é decretada quando há desastres de grande porte com impacto para a coletividade e necessidades relacionadas com recursos humanos, materiais, institucionais e financeiros. Quem decreta essa situação são os prefeitos, que podem, com o objetivo de normalizar rapidamente os processos de governo e a ordem jurídica, recorrer aos cofres do Estado ou da União. A liberação dos recursos por parte do governo federal só se dá depois de reconhecimento da gravidade.
CIDADE DE RIBEIRÃO VERMELHO A situação de emergência é decretado normalmente em casos de temporais. Mas outros desastres, como incêndios em áreas extensas e o rompimento de barragens, por exemplo, também podem levar a essa medida. Quando a situação é reconhecida e homologada pela Defesa Civil, os habitantes do município também podem recorrer a recursos do FGTS para reparação de danos pessoais. Desajolados e Desabrigados Desabrigado: pessoa cuja habitação foi afetada por dano ou ameaça de dano e que necessita de abrigo provido pelo Sistema (como escolas e ginásios). Desalojado: pessoa que foi obrigada a abandonar temporária ou definitivamente sua habitação, em função de evacuações preventivas, destruição ou avaria grave, decorrentes do desastre, e que, não necessariamente, carece de abrigo provido pelo Sistema (pode ficar na casa de amigos ou parentes).
FONTE:EPTV.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO

Prezado amigo(a), para nós é uma satisfação a sua visita em nosso blog. Este blog é uma amostra das matérias que circula no Jornal Sul Mineiro. Nas coberturas do Sul Mineiro sempre daremos uma nota aqui. O Jornal Sul Mineiro, Turismo, Negócios e Informações, está na região desde de 2002, ou seja, 10 anos, fazendo um trabalho transparente, honesto e com credibilidade. Tive ao meu lado a minha filha Juliana que foi minha Secretária no início que me ajudou muito. Hoje conto com o apoio enorme da minha esposa Rosy que é Secretária Executiva. O jornal nestes 10 anos sobreviveu graças o apoio das Prefeituras, Câmaras Municipais e Comerciantes, pois o Sul Mineiro é distribuído gratuitamente aos leitores. Sempre procuramos oferecer nossos serviços com transparência e honestidade. Por isso agradecemos sua visita e pedimos que sempre dê uma olhadinha em nosso blog para conferir as novidades.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
BAEPENDI, sudeste/Minas Gerais, Brazil
LOJA DE NOIVA COMPLETA